28/08/2013 - MPF apura condições de trabalho dos médicos cubanos

 .
Cuidado com o Calazar!!! 
São Geraldo  apresenta um grande aumento do índice de calazar, doença causada por um protozoário que acomete cães e é transmitida ao homem através da picada de mosquito flebótomo. Por isso, é importante alertar e conscientizar a população sobre o calazar.
Leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar e febre negra, é a forma mais severa de leishmaniose. É o segundo maior assassino parasitário no mundo, depois da malária, responsável de uma estimativa de 60 000 que morrem da doença cada ano entre milhões de infecções mundiais. 

O parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea e, se deixado sem tratamento, quase sempre resultará na morte do anfitrião mamífero. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço significativo do fígado e baço. De preocupação particular, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o problema emergente da co-infecção HIV/LV.


Ministério Público apura condições de
trabalho dos médicos cubanos

Objetivo é investigar se benefícios oferecidos respeitam as normas internacionais

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) decidiu nesta terça-feira, 27, instaurar inquérito civil para apurar denúncias de supostas violações de direitos humanos de cubanos participantes do programa Mais Médicos. De acordo com nota divulgada pela assessoria da Procuradoria da República no Distrito Federal, o objetivo "é verificar se as condições de trabalho oferecidas aos ''intercambistas'' estão de acordo com as normas internas e internacionais de proteção aos direitos humanos, cuja defesa compete ao MPF".

A investigação será conduzida pelo 5.º Ofício de Cidadania da Procuradoria da República do Distrito Federal. Segundo a nota, nesta terça-feira foram pedidas informações aos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante, e às Organizações Pan-Americana (Opas) e Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério Público Federal quer ter acesso à cópia do "Acordo de Cooperação técnica para ampliar o acesso da população brasileira à atenção básica em saúde", que foi assinado pelo governo no dia 21 com a Opas. Após o recebimento do pedido de informações, as autoridades têm 15 dias para responder aos questionamentos.

"Que geração de jovens é esta?", por Ricardo Noblat

Médicos cubanos foram vaiados, humilhados e ouviram impropérios quando deixavam ontem à noite uma sessão de treinamento em Fortaleza.
A foto abaixo é emblemática de uma situação que deveria nos fazer corar e refletir.

Médicos de diversos países aceitaram o convite do governo brasileiro para trabalhar nos 711 municípios mais pobres do país onde nossos médicos se recusaram a servir.

Não estão aqui tomando o lugar de ninguém. E, no caso dos cubanos, estão aqui para ganhar menos da metade do que ganhariam médicos brasileiros.
A outra metade vai para os cofres do governo da ilha.

Os jovens da foto têm idade para ser nossos filhos ou até netos.
Que geração egoísta, mesquinha, rude e desinformada é essa que estamos criando?
Onde ela guarda valores como solidariedade, respeito, ética e compaixão?
Incapaz de sacrificar temporariamente seu conforto, revolta-se contra quem é capaz de fazê-lo.

Vergonhoso! E imperdoável!

  FPF barra brigões nos estádios

paulistas por 90 dias

Leandro Silva de Oliveira e Raimundo César Faustino foram flagrados em confusão no DF

 O diretor do Departamento de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol, Marcos Marinho, anunciou, nesta terça-feira, que a entidade baixará uma resolução para proibir a entrada nos estádios do Estado dos torcedores Leandro Silva de Oliveira e Raimundo César Faustino durante 90 dias.

Flagrado na confusão no Mané Garrincha, no jogo de Corinthians e Vasco, Leandro estava entre os presos de Oruro
Oliveira, conhecido como Soldado, é um dos 12 corintianos presos na Bolívia acusados pela morte do jovem Kevin Espada e solto por falta de provas. Ele participou da briga generalizada com torcedores do Vasco domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fotos feitas pelo Estado mostram Oliveira enfrentando policiais militares, sendo atingido por spray de pimenta e, na sequência, trocando socos e pontapés com vascaínos e policiais.

Faustino, apelidado de Capá, é vereador pelo PT em Francisco Morato. Ele também aparece em algumas imagens dando um chute em um policial fardado.

Ricardo Teixeira pede
residência em Andorra
O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça.

Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal.

Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros.

Vivendo em Andorra, Teixeira não teria como ser extraditado ao Brasil caso seja convocado pela Justiça do pais. Andorra e Brasília não contam com um acordo de extradição.

Na semana passada, o Estado revelou uma série de informações exclusivas sobre Teixeira e como esquemas dentro da CBF permitiam que os amistosos da seleção fossem usados para desviar recursos da CBF para contas de amigos do cartola. Entre eles está Rosell, presidente do Barça.

A reportagem também revelou como, em 2010, a Justiça suíça constatou que Teixeira recebeu milhões de euros em propinas de empresas ligadas à Fifa justamente em contas em Andorra.