26/02/2013 - Notícias desta terça-feira

.


Papa Bento XVI deixa o cargo amanhã

O papa Bento XVI vai participar nesta quarta-feira (27) de seu último evento público. A aparição do pontífice está marcada para acontecer na Praça São Pedro, no Vaticano, onde mais de 200 mil pessoas são esperadas.

A Rádio Vaticano já anunciou que vai transmitir o evento ao vivo, a partir das 6h20 (horário de Brasília). Após a celebração, o papa deixará o pontificado. O período de Bento XVI como papa termina na quinta (28) às 19h de Roma (15h de Brasília), após passar oito anos no cargo.


Autoridade boliviana fala em 13.º indiciado
por morte de torcedor
Confissão de menor não faz com que torcedores presos respondam ao processo em liberdade

A confissão do menor H.A.M, de 17 anos ontem à tarde, 25/02,  na Vara da Infância e Juventude, em Guarulhos, que assumiu a autoria do disparo que matou o jovem Kevin Douglas Beltrán, na semana passada, não significa que os doze torcedores do Corinthians presos vão responder ao processo ao liberdade ou retornar ao Brasil. 

Essa é avaliação da delegada Abigail Saba, que cuida da investigação pelo Ministério Público em Oruro.

Abigail pretende usar o depoimento do jovem no processo, reformar o inquérito e colocar um 13.º indiciado no documento. 

- Todos são cúmplices, pois trouxeram o menino e o deixaram sair de Oruro. Por que fizeram isso? Esperamos que o tragam para responder às acusações na Bolívia, de acordo com as leis bolivianas, e assim será indiciado como todos os outros, afirma. 

Pelas leis bolivianas, a maioridade começa as 16 anos. 

Abigail espera a confirmação da confissão e documentos vindos do Brasil para definir o rumo das investigações, mas ela reafirma que quer mantê-los ao menos como cúmplices, caso essa versão seja confirmada. 

- Como o jovem saiu da Bolívia? Há várias interrogações que têm de ser esclarecidas em Oruro. As autoridades não têm de levar em conta provas produzidas em outro lugar. Quem garante que este garoto não foi pressionado?, questiona a delegada.
 - Estadão -



Receita Federal disponibiliza
programa de declaração do IRPF 2013

Já está disponível o programa do IRPF 2013 disponibilizado pela Receita Federal para declaração das informações financeiras que deverão compor o cálculo do imposto de renda 2013. 

O download pode ser feito clicando aqui.  

O programa tem versões disponíveis para diversas plataformas, entre elas Windows, Linux, Mac e Solaris, além de uma versão multiplataforma. O contribuinte também deve baixar a nova versão do Receitanet, programa utilizado para transmitir pela internet a declaração.

Para este ano a Receita disponibilizará uma série de mudanças, como por exemplo, a importação das informações prestadas no ano passado, como uma forma de facilitar o preenchimento do contribuinte. Dessa forma, na hora do preenchimento será possível atualizar os valores e as fontes da declaração passada.

Outra novidade é que a partir deste ano será possível realizar doações a fundos assistenciais beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e cadastrados na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O limite para doações neste momento é de 3%, respeitando-se o limite global para doações de 6%.

O prazo para prestar contas com o leão começa no dia 1º de março e vai até 30 de abril. A declaração pode ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Após esse prazo, o cidadão fica sujeito ao pagamento de multa que tem como valor mínimo R$ 165,74 e pode chegar a 20% do valor do imposto devido à Receita.
 -Portal EBC -


DEZOITO TORCEDORES SÃO SENTENCIADOS 
A PENAS ALTERNATIVAS NO 
CLÁSSICO REMO X PAYSANDU
De 26 detidos, 18 foram julgados e sentenciados a penas alternativas no Juizado Especial Itinerante montado no Estádio Olímpico do Pará, em decorrência da partida entre Remo 1 X1 Paysandu, pela decisão do primeiro turno do campeonato paraense, no domingo. 

Este foi o resultado da operação integrada formada por membros dos Sistemas Judiciário e de Segurança Pública envolvidos na segurança dos torcedores e na aplicação do Estatuto do Torcedor. 

Os resultados foram divulgados ontem, segunda-feira, 25, em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, em Belém.