04/08/2013 - Base do governo fragilizada

.......
EUA fecham 22 missões diplomáticas
pela 'mais grave' ameaça terrorista em anos
Segundo senador de comissão de inteligência, troca de mensagens terroristas lembra período anterior ao 11/9
Temores de que a Al-Qaeda pudesse lançar um ataque fizeram os EUA fecharem 22 embaixadas e consulados neste domingo no mundo muçulmano, em uma medida sem precedentes. A ameaça também fez o Departamento de Estado emitir um alerta de viagens informando os americanos de que a rede terrorista pode estar planejando ataques neste mês, especialmente no Oriente Médio e norte da África.

Segundo o senador Saxby Chambliss, o republicano mais graduado na Comissão de Inteligência do Senado, a ameaça terrorista é a mais grave contra o país em anos, e a comunicação entre os suspeitos de terrorismo relembra o período que precedeu aos ataques do 11 de Setembro  de 2001.
 
Por causa do potencial risco de ameaça, os principais conselheiros de Segurança Nacional do presidente dos EUA, Barack Obama, reuniram-se na Casa Branca no sábado, enquanto a Interpol alertou que a Al-Qaeda teve envolvimento com fugas prisionais que permitiram a centenas de terroristas e outros criminosos escapar recentemente.

O senador Chambliss disse que as comunicações monitoradas eletronicamente entre os suspeitos de terrorismo sobre o planejamento de um possível ataque "lembram muito do que vimos antes do 11 de Setembro". "Há uma enorme quantidade de conversas lá fora", disse ao programa da NBC "Meet the Press".

A ameaça também levou alguns países europeus a fechar suas embaixadas no Iêmen, onde um braço da Al-Qaeda se baseia . "Essa é a mais séria ameaça que eu vi nos últimos anos", disse Chambliss.


Black Blocs já se articulam em
23 Estados do País
Pela internet, eles começam a promover um ‘badernaço’ para o 7 de

Setembro, com uso de violência como estratégia política

No Maranhão, os integrantes da página dos Black Blocs no Facebook contam a história da Balaiada, movimento popular rebelde formado por "escravos aquilombados e caboclos" que tomou a segunda maior cidade do Maranhão no século 19. Os de São José dos Campos colocaram na internet a imagem da "mãozinha do curtir" segurando um coquetel molotov.

Já os goianos, assim como os demais, se dizem anarquistas e afirmam que "sua "pátria é o mundo inteiro" e "sua lei é a liberdade". No Pará, a bandeira brasileira está pintada de preto e vermelho, com o "A na bola", símbolo do anarquismo, no lugar do Ordem e Progresso.

Quase dois meses depois do começo dos protestos do Movimento Passe Livre (MPL), discussões virtuais e presenciais sobre o uso da violência como estratégia política nas manifestações de rua já são feitas em 23 Estados. Por enquanto, só Amapá, Tocantins, Sergipe e Acre ainda não têm fóruns de internet dos Black Blocs.


Nove partidos deixam ‘núcleo duro’ do
governo e expõem fragilidade da base
Em seu terceiro ano como presidente, Dilma Rousseff assistiu ao esfacelamento do "núcleo duro" de apoio a seu governo na Câmara dos Deputados, que já foi formado por 17 partidos e hoje abriga apenas petistas e remanescentes de outras sete legendas. 

O núcleo duro - formado pelos parlamentares que votam com o governo 90% das vezes ou mais - era integrado em 2011 por 306 dos 513 deputados. Ou seja, Dilma podia contabilizar como aliados fiéis seis em cada dez dos membros da Câmara. Desde então, esse núcleo vem encolhendo, e atualmente se resume a 101 deputados, segundo revela o Basômetro, ferramenta online do Estadão Dados que mede a taxa de governismo do Congresso.

Dos nove partidos que abandonaram totalmente a linha de frente de apoio ao governo, três são de tamanho médio - PR, PSD e PSB. Os demais se enquadram na categoria dos "nanicos", com bancadas de menos de dez integrantes (PMN, PTC, PRTB, PSL, PT do B e PRB).

O PMDB, principal aliado do PT em termos numéricos, tem hoje apenas quatro representantes no núcleo duro - desde o final de 2011, 63 peemedebistas abandonaram o grupo e agora se concentram na faixa dos que votam com o governo entre 60% e 89% das vezes. No PP, a debandada foi de 32 deputados para apenas 2. No PDT, de 16 para 2. No PTB só sobrou um dos 19 fiéis.

Com uma base cada vez mais inconsistente, Dilma tem enfrentado dificuldades crescentes para aprovar projetos. Na tentativa de agradar à base, acenou com a abertura dos cofres: na semana passada.

Determinou a liberação de R$ 6 bilhões em emendas parlamentares até o final do ano, em três parcelas.
Mesmo assim, há temor de que a estratégia não funcione. Para evitar eventuais derrotas, o governo quer adiar a votação de temas polêmicos.

 
Aliança com PMDB enfrenta
dificuldades em 15 estados
Apesar de o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ter afirmado na última terça-feira ao GLOBO que o PMDB traz “mais problema do que solução” para o governo Dilma, a preocupação número um do Palácio do Planalto e da direção nacional do PT é com a manutenção da aliança formal com o partido do vice-presidente Michel Temer. Uma análise estado por estado revela que a tarefa não é simples. Hoje, os dois partidos enfrentam dificuldades para formalizar a aliança em pelo menos 15 estados. 

A avaliação entre os aliados de Michel Temer, no entanto, é que caso a presidente recupere minimamente a popularidade, chegando no primeiro trimestre do ano que vem com avaliação positiva entre 40% e 50%, a tendência é que os diretórios se acomodem e ao menos formalizem a aliança nacional.

 Se o PT rifar o Michel , vamos para os braços do Aécio, ele vira vice e ganha a eleição, - diz o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha.

Para o secretário-geral e candidato à presidência nacional do PT, Paulo Teixeira (SP), o partido deve trabalhar com a perspectiva de manter integralmente a aliança que hoje apóia a presidente Dilma, mantendo não só o PMDB, como o PSB de Eduardo Campos.

Eleitores escolhem novos prefeitos
neste domingo em oito cidades

Eleitores de oito municípios de cinco Estados brasileiros retornarão às urnas neste domingo para elegerem novos prefeitos por causa da anulação dos pleitos ocorridos em outubro de 2012. No total, 215.605 cidadãos estão aptos a votar, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Serão quatro novas eleições em São Paulo, e uma nos Estados do Pará, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Na cidade de São Paulo haverá pleitos em Pedrinhas Paulista, Boa Esperança do Sul, Itaí e Osvaldo Cruz. Já no Pará, a eleição acontece em Marituba, no Espírito Santo em Pedro Canário, em Santa Catarina em Ponte Serrada, e no Rio de Janeiro em Barra do Piraí.



***  Cruzeiro assume liderança
Em um jogo de muitas chances e só um gol, Luan foi o único capaz de mandar a bola para a rede, garantindo a vitória ao Cruzeiro sobre o Coritiba, por 1X0 ontem, sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte.

*** Flamengo contrata Chicão
Após cerca de 20 dias de negociação, o Flamengo fechou, na manhã deste sábado, a contratação do zagueiro Chicão.
O contrato do zagueiro terá um ano e meio de duração. O jogador se despede do Corinthians, clube com o qual tinha vínculo até o fim deste ano e não chegou a acordo para renovação.





Ontem a noite: