03/08/2013 - Quem são os culpados mesmo?


.........
Gisele Bündchen é criticada
como mãe nos EUA

Gisele Bündchen queria apenas brindar os fãs com uma foto em que aparece em momento íntimo com a filha caçula, Vivian Lake, de 7 meses, mas a imagem postada no Instagram tornou a top alvo de críticas por sua postura como mãe. 

A controvérsia foi causada pela orelha furada da menina. O pequeno par de brincos de Vivian foi tema de discussão no programa da TV americana Good Morning America em que mulheres acusaram Gisele de alimentar a própria vaidade ao furar tão cedo as orelhas da filha. 

Não é a primeira vez que Gisele é criticada pelas posições que toma como mãe. Em 2010, quando ainda dava de mamar a Benjamin, o primeiro filho, a modelo sugeriu em entrevista que a amamentação fosse obrigatória por lei. O suficiente para uma saraivada de críticas de americanos, para quem Gisele é mais linda que sábia.

Em busca de culpados
 O PT anda alvoroçado com as dificuldades da economia e a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff. 

Teme que o projeto de poder do partido esteja prestes a descarrilar e que os acontecimentos dos últimos dois meses sejam só o início, em câmara lenta, de um acidente ferroviário de grandes proporções. E está em busca de culpados.

A quem culpar pelo possível malogro de um projeto de poder que, até há pouco tempo, parecia tão promissor?

A dedução fácil, com livre trânsito no PT, é a que a culpa é do governo Dilma. A narrativa um tanto superficial é que tudo vinha excepcionalmente bem até 2010, quando o PIB chegou a crescer nada menos que 7,5%. A partir daí, as coisas começaram a desandar.

O novo governo acabou metendo os pés pelas mãos e não conseguiu manter o dinamismo da economia. O PIB cresceu apenas 2,7% em 2011 e míseros 0,9% em 2012. E, em 2013, talvez não cresça o suficiente para que a taxa média anual de crescimento do triênio 2011-2013 chegue a 2%.

Essa narrativa omite parte importante da história. Para começar, ao se permitir entrar na curva do ano eleitoral de 2010 com o PIB crescendo à irresponsável taxa de 7,5% ao ano, Lula legou um problema de estabilização espinhoso à sucessora. Problema que seria agravado, é verdade, pela fantasia do novo governo sobre a desaceleração do crescimento que se fazia necessária.

 O que se anunciava no início de 2011 é que a economia passaria a manter uma expansão “mais moderada” da ordem de 5 ou 6% ao ano.

Levaria algum tempo para que o novo governo percebesse que a economia estava restrita pela expansão da oferta. Mas é importante ter em conta que boa parte das dificuldades enfrentadas pelo governo Dilma, para deslanchar investimentos e tentar remover restrições ao crescimento pelo lado da oferta, decorreram de heranças do governo anterior.
 - Rogério Furquim Werneck -


Justiça condena PMs a 624 anos de prisão
pelo massacre do Carandiru
Réus, 25 policiais da Rota, poderão recorrer em liberdade; juiz determinou também a perda do cargo a quem estiver na ativa

O grupo de 25 PMs da Rota acusados pela maioria das 111 mortes na rebelião do Carandiru em outubro de 1992 foi condenado na madrugada deste sábado, 3, a 624 anos de prisão, a segunda maior da história da Justiça brasileira. Eles poderão recorrer em liberdade. Os réus haviam sido denunciados por 73 assassinatos, mas a Promotoria reconheceu no último e quinto dia de julgamento que eles eram culpados apenas por 52 homicídios, todas no 2º andar da cadeia.



A novidade na nova condenação é a perda do cargo dos policiais na ativa - nove réus segundo os promotores. O ex-comandante da Rota, Salvador Modesto Madia, é um dos que ainda trabalham. A perda do cargo só ocorrerá com o término definitivo de todo o processo - a defesa dos réus já anunciou que vai recorrer. Já a retirada das patentes dos PMs depende de um processo na Justiça militar.

Buscas do Araguaia quase foram encerradas
Durante todo o mês de julho era aguardado o retorno dos profissionais que integram o Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), para retomar as buscas dos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia. Mas isso ainda não aconteceu e por pouco as buscas não foram encerradas de vez.

Segundo uma fonte de dentro do próprio GTA, existe uma resistência muito grande por parte do Ministério da Defesa em dar continuidade às buscas, de modo que foi sugerido o fim dos trabalhos.

Mas a Direção Nacional do PC do B, que também integra o GTA, bateu de frente com o Ministério da Defesa e exigiu a manutenção das buscas aos restos mortais dos desaparecidos, por entender que esta é uma dívida que o Brasil tem com aqueles que tombaram na sangrenta batalha. Como não houve consenso, o caso teve de ser decidido por votação e no final acabou prevalecendo a continuidade das buscas, ainda de acordo com a mesma fonte.



Os cinco corintianos de Oruro são libertados
 Os cinco corintianos acusados de envolvimento na morte do torcedor Kevin Espada foram libertados no começo da noite desta sexta-feira da penitenciária San Pedro, em Oruro, na Bolívia. 
Cleuter Barreto Barros, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Regínaldo Coelho foram transferidos para a capital La Paz e devem chegar ao Brasil no final de semana. 
A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e a Embaixada do Brasil na Bolívia, que prestavam assessoria à defesa dos réus. No próximo dia 20 de agosto, o grupo completaria seis meses na prisão.   

Série A
Jogos de hoje e amanhã 
Observação: Cruzeiro X Coritiba será hoje, às 18:30hs

Série B

Lioto Machida X Phil Davis - hoje
 Lyoto Machida possui 19 vitórias e três derrotas em toda sua carreira no Mixed Martial Arts e já venceu o cinturão dos meio-pesados em maio de 2009. Phil Davis, seu adversário, tem 11 vitórias, uma derrota e 1 (N/C) sem resultado.
As lutas terão início às 19:30hs, mas muito provavelmente a Globo começará a transmissão da luta dos brasileiros lá pela meia noite.