27/08/2013 - Falta de estudo é o que mais mata crianças no país

.
 
 NOTÍCIAS DO MEIO DIA
>>  Torcedores do Botafogo protestaram, no final da noite de segunda-feira, contra a possível - e provável - saída do atacante Vitinho do clube. Eles picharam a sede do clube na rua General Severiano com inscrições contra Maurício Assumpção, presidente botafoguense, e também com frases ofensivas ao atleta.

>>   Cerca de 50 pessoas concentraram-se na porta do Centro Empresarial Botafogo, na Praia de Botafogo (zona sul do Rio), onde funciona a sede da empresa Odebrecht. Os manifestantes reclamam que os ingressos tornaram-se muito caros, o que causou a elitização do público presente aos jogos. "O povo do Rio de Janeiro não frequenta o Maracanã como frequentava antes", discursou Raul Victor Magalhães, da Frente Nacional dos Torcedores, que organizou o ato em conjunto com o Comitê Popular da Copa e da Olimpíada.

>>  O meia Deco anunciou ontem, segunda-feira (26), a sua aposentadoria do futebol. O agora ex-jogador, de 35 anos, explicou que as seguidas contusões o forçaram a tomar tal decisão, mesmo que o seu desejo fosse defender o Fluminense até o final deste ano. De acordo com ele, não era mais possível suportar as dores. 

>>  Os moradores do município de Barcarena, no nordeste do Pará, irão apresentar suas pautas de reivindicações para os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém, durante uma reunião marcada para as 14h desta terça-feira (27).
Os moradores do local haviam interditado a rodovia PA-483, durante um protesto reivindicando melhorias na região. A manifestação só foi encerrada após o comprometimento da Alepa em receber os manifestantes.




Preso de Oruro estava presente na briga
Entre corintianos e vascaínos no DF
Leandro, o sem camisa na foto
Leandro Oliveira, conhecido como Soldado na Gaviões da Fiel, passou cinco meses detido na Bolívia. E domingo participou do conflito no Mané Garrincha

Leandro Silva de Oliveira, um dos 12 corintianos presos na Bolívia acusados pela morte do jovem Kevin Espada e soltos por falta de provas, participou da briga generalizada com torcedores do Vasco domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Vídeos de emissoras de tevê e fotos feitas pelo Estado mostram Oliveira enfrentando policiais militares, sendo atingido por spray de pimenta e, na sequência, trocando socos e pontapés com vascaínos e policiais.
Conhecido como Soldado, Oliveira é sócio da Gaviões da Fiel e graduado na alta cúpula da organizada. 

Na briga de domingo, ele é um dos primeiros a, no intervalo da partida, correr em direção aos torcedores do Vasco. Como o Mané Garrincha não conta com barreiras físicas para separar as torcidas, não foi difícil se aproximar dos cariocas, que também estavam na arquibancada superior.


Eduardo Campos dará
 ‘entrevista’ para Ratinho

Chama-se Eduardo Campos a grande dúvida do cenário político nacional. O mandachuva do PSB foge de uma definição como gato corre da água. Se um garçom perguntar ao governador de Pernambuco “com gás ou sem gás?”, correrá o risco de ouvir a seguinte resposta: “2014 só em 2014”.

Pois bem. A partir desta terça-feira, ninguém mais precisa pedir a Eduardo Campos que assuma sua candidatura ao Planalto. A condição de candidato estará automaticamente evidenciada pela presença dele no Programa do Ratinho, no STB. A exemplo que fizeram os não-candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede), Eduardo grava com Ratinho às 17h30.
(Blog do Josias)


Prédio em construção desaba e deixa ao
Menos 6 mortos na zona leste de SP
Vítimas sendo socorridas

 
Ao menos seis pessoas morreram e 11 ficaram feridas no desabamento de um prédio comercial de dois pavimentos em construção na Avenida Mateo Bei, altura do número 2.600, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 27. 

No local estava sendo construída uma loja da rede de moda Magazine Torra Torra. Os bombeiros receberam o chamado às 8h35 e 20 viaturas prestam atendimento, além de dois helicópteros Águia da Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros que ainda faz buscas por soterrados.

CPI vai interrogar prefeito acusado
de estupro de menores
Adail é acusado de comandar rede de prostituição em Coari-AM

Adail Pinheiro
 A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, destinada a apurar denúncias de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes, irá ouvir hoje (27), o prefeito de Coari, Adail Pinheiro. Coari é a segunda cidade com maior importância econômica do estado de Amazonas e fica a 363 Km de Manaus.

Conforme o Diário do Poder divulgou no mês de julho, Adail está sendo investigado pela CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes sob a denúncia de que estaria comandando uma rede de exploração sexual em Coari, envolvendo funcionários públicos da cidade. O prefeito também teria pagado de R$ 2 mil a R$ 3 mil por meninas virgens da região, segundo denúncia do advogado Flávio Britto. Além disso, Adail também já foi alvo de graves denúncias de improbidade administrativa em investigações da Operação Vorax da Polícia Federal em 2008.

Devido a gravidade da situação, o deputado Lourival Mendes (PTdoB–MA) emitiu um requerimento pedindo ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acompanhe as investigações dos processos judiciais que envolvem o prefeito. Segundo o requerimento do deputado, Adail é acusado de ser o maior estuprador pedófilo do Brasil.


Falta de estudo dos pais é o
que mais mata crianças
 O principal fator de mortalidade infantil no Brasil é a falta de estudo dos pais. Nem a pobreza, a falta de água encanada ou de esgoto tratado têm tanto impacto nas mortes precoces como o baixo nível de escolaridade dos adultos. As informações são de pesquisa realizada pelo Estadão Dados e referem-se aos 5.565 municípios brasileiros. 

O estudo avaliou 232 variáveis e o impacto de cada uma no índice de mortalidade de crianças de até 5 anos. Para a queda de um ponto porcentual na taxa de analfabetismo da população adulta, a taxa de mortalidade de crianças até 5 anos cai 4,7 pontos. 

O impacto da alfabetização de adultos sobre a mortalidade de crianças é duas vezes maior do que o da pobreza — o segundo fator com maior peso. Cada ponto porcentual a mais na renda faz diminuir 2,8 pontos da taxa de mortalidade na infância. 

O terceiro fator estudado que diminui a mortalidade é o acesso a água e esgoto. A cada ponto porcentual a menos na população sem saneamento básico, a mortalidade na infância cai 0,8 ponto. Combinadas, as três variáveis — analfabetismo, pobreza e água/esgoto — explicam 62% da taxa de mortalidade de crianças com até 5 anos no Brasil. Os dados utilizados no estudo foram coletados durante o Censo 2010.


Médicos hostilizam colegas
estrangeiros em Fortaleza
Selecionados pelo programa Mais Médicos, 96 profissionais com formação no exterior foram hostilizados na noite desta segunda-feira, 26, em Fortaleza, por um grupo de médicos cearenses. O incidente ocorreu quando os estrangeiros saíam da aula inaugural do treinamento a que se submetem na capital. Cerca de 50 médicos brasileiros fizeram um corredor humano e hostilizaram os estrangeiros - entre eles 70 cubanos - gritando palavras de ordem como "Revalida".

A manifestação, puxada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, cobra do governo federal que os médicos vindos de fora sejam submetidos ao exame de revalidação do diploma. "Não aceitamos que eles apenas passem por avaliação de português e Sistema Único de Saúde", reclamou o presidente do Sindicato, José Maria Pontes.

Cabe a pergunta: se os médicos brasileiros são obrigados a fazerem o "revalida", porque os cubanos ficaram livres de fazê-lo?