29/07/2013 - Joaquim Barbosa foi discriminado

...........
 
Neymar publica foto ao lado de Messi e diz:
 "meu sonho virou realidade"
No primeiro de atividades com o elenco do Barcelona, Neymar publicou em seu Instagran uma foto ao lado do argentino Lionel Messi, durante a conversa que os jogadores tiveram com o técnico Gerardo Martino nesta segunda-feira. A reunião aconteceu no gramado do CT do clube espanhol.
"Meu sonho virou realidade...Obrigado Senhor!", escreveu o jogador, que teve contatos iniciais com os colegas e a comissão técnica nesta segunda-feira.


Mundial de Natação: Cielo arranca no fim e
é bicampeão nos 50 m borboleta

O nadador Cesar Cielo levou o segundo ouro do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona nesta segunda-feira. Com uma arrancada impressionante no fim da prova, o atleta paulista venceu os 50 m borboleta com o tempo de 23s01, tornando-se bicampeão da prova - já havia conquistado o ouro na distância em Xangai 2011.

Papa Francisco recebe imagem de
Nossa Senhora de Nazaré
No final da tarde de ontem, domingo (28), o Papa Francisco – que já se emocionara em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - recebeu mais um importante símbolo da devoção mariana no país: uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses. No Riocentro, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entregaram o presente, encomendado especialmente para o pontífice.

Eles levaram, ainda, uma bandeira nas cores do Pará e do Brasil, e entregaram a imagem durante o encontro do Papa Francisco com os jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude, último compromisso dele no Brasil, antes de retornar ao Vaticano, na noite deste domingo.
A receptividade do Papa emocionou Adenauer Góes, ao entregar o presente que representa a fé e a devoção dos cerca de 2 milhões de romeiros que, todos os anos, acompanham o Círio de Nazaré em Belém, capital do Pará.
 - Espaço Aberto -


‘Se a pessoa é gay e busca a Deus, quem sou
eu para julgá-la?’, disse Papa Francisco
Numa das mais longas entrevistas já concedidas por um Papa (1h20min), sem perguntas pré-selecionadas, o Papa Francisco fez declarações surpreendentes que deixaram vaticanistas boquiabertos. De pé na classe econômica, no voo de volta a Roma, indiferente às turbulências que chacoalhavam o avião, ele defendeu veementemente os homossexuais, dizendo que “eles não devem ser discriminados e devem ser integrados na sociedade”. 

Ironizou ainda quem diz que tem gay no Vaticano, dizendo que esse não é o problema e que ainda não viu ninguém com “carteira” se identificando como tal. E perguntou: “se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la?”.

A revista italiana L’Espresso, em reportagem de capa, denunciou um “lobby gay” no Vaticano, isto é, grupos de pressão que estariam supostamente favorecendo homossexuais internamente.. A revista acusou monsenhor Battista Ricca - uma das primeiras nomeações do Papa, como membro do Ior, o banco do Vaticano - de estar no centro deste lobby.

Perguntado sobre isso, o Papa disse que o problema não é um “lobby gay”, mas simplesmente um “lobby”, seja de políticos, grupos nações ou outros. Ele partiu em defesa de Ricca, dizendo que uma investigação prévia no Vaticano mostrou que o monsenhor não cometeu nenhum crime.


Em entrevista polêmica, Joaquim Barbosa diz que
Brasil não está preparado para presidente negro

O atual ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu uma entrevista polêmica ao jornal O Globo, que foi publicada na edição deste domingo (28). Dentre os temas abordados na conversa com a jornalista Míriam Leitão, Barbosa afirma que o Brasil não está preparado para um presidente da República negro e afirma que já sofreu com o racismo em sua trajetória profissional.
"Acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil.

No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato", declarou, citando que já existem casos deste tipo na mídia. Como exemplo, refere-se ao que considera uma invasão de privacidade do jornal Folha de São Paulo, que expôs a compra de um imóvel nos Estados Unidos feita por Barbosa. 

O ministro também aproveitou para criticar os gastos públicos do Brasil: "O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos". Ele também afirmou que no dia 1º de agosto irá anunciar a data em que serão analisados os recursos dos réus do mensalão, mas preferiu não dizer se estes serão presos ou não.


Em relação ao preconceito racial, Barbosa acredita que há um caminho muito maior para o país percorrer. "Ainda não vejo essa ascensão dos negros como algo muito significativo. Há muito caminho pela frente. Ainda há setores em que os negros são completamente excluídos", disse. Em sua opinião, o ministro também salienta que é preciso discutir abertamente o problema, caso se queira resolvê-lo. 

O presidente do STF ainda confirmou que ele mesmo já foi alvo de racismo em suas experiências profissionais: "Discriminado eu sempre fui em todos os trabalhos, do momento em que comecei a galgar escalões. Nunca dei bola. Aprendi a conviver com isso e superar. O Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil". 

E, falando especificamente sobre o caso sofrido no Itamaraty, ele aproveitou para dar uma alfinetada: "Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou. Todos".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem do bom senso e da responsabilidade ao expressar sua opinião. Sintam-se à vontade para contribuir com nosso processo democrático.
Só os inconscientes e desprovidos da verdade utilizam anonimato e falsa identidade para expor um pensamento.