28/07/2013 - Criança acorda e pede água no meio de seu velório

.............

Papa pede a jovens que não sejam 'covardes'
e 'saiam às ruas'
 Durante vigília, Francisco fez referências ao futebol e às manifestações; 3 milhões lotaram Copacabana
 Na última noite da Jornada Mundial da Juventude, neste sábado, 27, o papa Francisco fez um discurso repleto de expressões informais.  O papa pediu que os jovens não se submetam a modismos, sejam autênticos e que "suem a camisa" na vivência da religião.  Pediu aos jovens que "joguem sempre no ataque" e que "saiam às ruas como fez Jesus". "Não sejam covardes", disse, clamando que os jovens sejam os protagonistas das mudanças sociais e políticas no mundo.

"Hoje tenho certeza que a semente está caindo numa terra boa, sei que vocês querem ser um terreno bom, não querem ser cristãos pela metade, nem engomadinhos, nem cristãos de fachada, mas sim autênticos. Tenho a certeza de que vocês não querem viver na ilusão de uma liberdade que se deixe arrastar pelas modas e conveniências do momento", disse.

O pontífice pediu que os jovens "sejam os verdadeiros atletas de Cristo" e disse que Jesus oferece algo "muito superior" à Copa do Mundo. "Jesus nos pede que sigamos por toda a vida, pede que sejamos seus discípulos, que 'joguemos no seu time'. Acho que a maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é uma paixão nacional. O que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor", pregou. "Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são o campo da fé! Vocês são atletas de Cristo! Vocês são construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor".


Criança acorda e pede água no meio de seu velório
Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas chegou morto


A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da “primeira morte”, mas, na ilha de Cotijuba, em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório.

Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira. À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação.

As cavidades de seu corpo foram tamponadas e Kelvys foi colocado em um “lençol de cadáver”, que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária.

Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico.

Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele “estava se mexendo o tempo todo”.
O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca.

Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse “Pai, água”.

“O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes”, disse a pastora.

 O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.

Algazarra do bem
 Além dos milagres já anunciados — fazer os brasileiros se apaixonarem por um argentino e, mais, um argentino humilde, alguém conhece outro? — o Papa Francisco está promovendo um espetáculo ao qual nem as nossas mais famosas festas pagãs, o carnaval e o futebol, nem o réveillon, que é meio profano, meio religioso, se equiparam em fervor e alegria natural (sem o estímulo etílico).

Levar 500 mil pessoas às areias encharcadas de Copacabana num dia e, no seguinte, o dobro disso para assistirem a demoradas cerimônias religiosas debaixo de uma chuva cortante e sob um frio desconhecido, que parece ter sido trazido na mochila dos peregrinos noruegueses, é um feito inédito.

Ele atribuiu à força da fé essa afluência de multidões molhadas para vê-lo, ouvi-lo e, quando possível, tocá-lo. De fato, tirar as pessoas de casa ou dos alojamentos para enfrentar um trânsito caótico que não poupou nem o Sumo Pontífice na chegada, suportar pane do metrô e falta de ônibus, entrar em filas intermináveis para obter senhas, acordar de madrugada, aguentar enfim estoicamente a indesculpável desorganização de um evento previsto há meses, só mesmo por milagre. Bote fé nisso!

“Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé é mais forte que o frio e a chuva”, ele discursou ontem na comunidade de Manguinhos.

Por modéstia, não acrescentou que, tanto quanto a fé, há o seu carisma e incrível capacidade de mobilizar as massas, empolgá-las e seduzi-las com palavras e gestos, graça e humor.
  -  Zuenir Ventura  -


Mercadante e Temer tentam derrubar Mantega
Em reunião, ministro da educação teria proposto plano para forçar demissão

Braço direito do governo, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) procurou o vice-presidente da República, Michel Temer, para propor um plano para forçar a presidente Dilma Rousseff a demitir o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acossado por políticos, empresários e sindicatos devido ao desempenho pífio da economia brasileira, segundo reportagem da revista Veja desta semana.

De acordo com a matéria, a reunião — que era para ser uma agenda de rotina — aconteceu na quinta-feira (18), e desembocou na elaboração de estratégia, a ser posta em prática logo, para que as mudanças já ocorressem em setembro.

Aliados avaliam que o péssimo desempenho da economia é uma das explicações — senão a principal — para a queda vertiginosa de popularidade de Dilma, o que diminui as chances de a aliança PT-PMDB vencer a próxima sucessão presidencial.


Serra recebe alta após cateterismo
cardíaco em São Paulo
 O ex-governador de São Paulo José Serra, 71 anos, recebeu alta do Hospital Sirio-Libanês, na capital paulista, no início da tarde deste sábado. 

Ele permaneceu internado para um cateterismo cardíaco desde quarta-feira (24). Segundo o boletim médico, uma avaliação pré-operatória feita por Serra para uma futura cirurgia de prostatectomia (retirada cirúrgica de parte ou de toda a próstata) detectou um problema cardíaco. Com isso, os médicos indicaram a colocação de um stent, uma espécie de tubo artificial usado para expandir a artéria e regularizar o fluxo de sangue.

Após cirurgia, Genoino é transferido
de unidade em hospital
O deputado federal José Genoino (PT-SP), internado desde a última quarta-feira depois de sentir fortes dores no peito, foi transferido neste sábado da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a Unidade Semi-Intensiva Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

Na madrugada de quinta-feira, Genoino passou por uma cirurgia de emergência no hospital para contornar uma dissecção da aorta, já que a artéria estava abrindo em camadas, provocando hemorragias.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital hoje, o quadro do deputado é estável e ainda não há previsão de alta.