26/07/2013 - Resultado da pesquisa CNI/Ibope

........


Gírias do Brasil cativam público
Com mensagens claras, papa tenta atrair fiéis

Quem acompanha o papa Francisco em quatro meses de pontificado já esperava demonstrações de humildade e proximidade com o povo, mas as gírias e a informalidade de alguns discursos surpreenderam peregrinos, religiosos e até o próprio Vaticano. Depois de dizer, logo no primeiro discurso, que "Cristo bota fé nos jovens", Francisco cativou os moradores da Favela da Varginha na quinta-feira, 25, com expressões brasileiríssimas.

"Queria bater em cada porta, dizer bom dia, pedir um copo de água fresca, beber um cafezinho", disse o papa em bom português logo no começo da saudação aos fiéis, que já começaram a aplaudir e gostaram mais ainda quando veio o improviso: "Não um copo de cachaça!" 

Francisco usou uma expressão muito familiar. "Sei bem que, quando alguém que precisa comer bate na sua porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida: como diz o ditado, sempre se pode botar água no feijão", discursou. Empolgado com a reação da platéia, emendou: "Se pode colocar água no feijão? Sempre!"

Avaliação negativa de Dilma vai a 49%
e supera positiva, diz CNI/Ibope
A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff caiu 26 pontos percentuais em um mês, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em conjunto com o Ibope. Na última pesquisa, 71% aprovavam Dilma, contra 45% agora. A avaliação negativa superou a positiva pela primeira vez na série histórica da pesquisa e atingiu 49%. De acordo com o instituto, 6% dos eleitores não sabem ou não responderam.

No mesmo período, a aprovação do governo da petista caiu 24 pontos percentuais. Hoje, o governo Dilma é avaliado por ótimo ou bom por 31% dos entrevistados. Na avaliação anterior, divulgada em 19 de junho, a aprovação dos brasileiros ao governo de Dilma Rousseff era de 55%. O grupo de entrevistados que considera o governo Dilma regular subiu de 32% para 37% com relação à sondagem anterior. Já os que avaliam como ruim somam 13% ante 7% da pesquisa passada.  

Pesquisa CNI/Ibope: Saúde é pior área
Das 25 áreas avaliadas do governo, os brasileiros apontaram como as que têm os melhores desempenhos habitação (28%), ações de combate à fome (23%) e políticas de capacitação profissional (22%).
Os entrevistados classificaram como piores desempenhos do governo federal as áreas da saúde (71%), segurança pública e combate à violência (40%) e educação (37%).

A CNI/Ibope questionou quais seriam os principais problemas do Brasil no momento e, os entrevistados destacaram que são saúde (77%), educação (39%), segurança pública (38%), drogas (29%) e corrupção (27%).
A pesquisa mostrou que 63% dos entrevistados apontaram as manifestações populares nas ruas como o assunto mais lembrado com relação ao governo Dilma, seguido por ações do governo federal (12%) e ações dos governos estaduais e municipais (9%).


CNI/Ibope aponta 89% favoráveis
a manifestações no País
A pesquisa CNI/Ibope apresentada na tarde de ontem, quinta-feira  25/07, mostra que 89% dos entrevistados se posicionaram favoráveis às manifestações que ocorreram no País, frente a 9% contrários aos protestos. 

Apesar disso, a maior parte declarou não ter participado das ações: 84%. Apenas 9% disseram ter atuado em protestos.
               
Governo de Eduardo Campos é o mais
popular do país, diz CNI/Ibope
O governo de Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco, é avaliado como ótimo ou bom por 58% dos pernambucanos, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Insdústria) em parceria com o instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).

A maneira de governar de Eduardo Campos (PSB), Pernambuco, é aprovada por 76% dos eleitores e 68% da população diz confiar no governador. A gestão dele é considerada ótima ou boa por 58% da população no Estado.
 
 Avaliação positiva de governo de Cabral
é a pior do país, diz CNI/Ibope
O governo de Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro é o pior avaliado do país, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (25) feita em 11 Estados.

Apenas 12% da população considera a sua gestão ótima ou boa. A maneira dele de governar é aprovada por 29% dos eleitores, abaixo da média nacional, que é de 42%.

 Ele inspira confiança em 25% dos eleitore


CNI/Ibope: Congresso tem aprovação
total de apenas 7%
 Apesar de terem lançado uma agenda positiva com um ritmo frenético de votações de projetos antes do recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal foram as instituições mais mal avaliadas na tentativa de reagir aos protestos das ruas. 

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira apontou que pelo menos 37% dos entrevistados desaprovaram totalmente a resposta dada pelo Parlamento às demandas das ruas. 

Em relação à Câmara, a desaprovação total foi de 39% dos entrevistados. No caso do Senado, este índice alcançou 37%.   

Câmara e Senado, cada um, registraram aprovação total de apenas 7%, novamente a pior.


'The New York Times’ diz que visita do papa é marcada por 'tensões e erros'
Em reportagem publicada nesta quinta-feira, jornal relata equívocos e manifestação violenta

O jornal The New York Times publicou na edição desta quinta-feira, 25, reportagem afirmando que a visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude tem sido marcada por "tensões e erros cometidos pelos organizadores brasileiros (da visita)” e protestos contra o governador do Rio, Sérgio Cabral. Intitulada "Erros por parte do Brasil prejudicam visita do papa", o artigo lembra que os problemas em relação à estadia do pontífice no País começaram desde a sua chegada ao Rio, na segunda-feira, 22, quando Francisco ficou preso em um engarrafamento no centro, "expondo o papa a uma multidão de pessoas".

Além de relatar a agenda do papa na quarta-feira, quando passou por Aparecida (SP) e visitou a ala de dependentes químicos de um hospital do Rio, a reportagem lembra a falha no sistema metroviário na terça-feira, que parou trens por duas horas, e dá destaque a protesto que acabou em confronto entre manifestantes e policiais no Largo do Machado.

O artigo do NYT traz o depoimento de um advogado criticando Cabral e questionando se o Rio de Janeiro tem condições de receber um evento de grande porte, além de afirmar que "há uma torneira de dinheiro entrando (no município), mas ele é mal administrado”.

Um manifestante ouvido pelo jornal comparou o papa com quem foi às ruas protestar contra Cabral. "Ele é revolucionário como nós".


Piloto americano é detido ao ficar
nu em aeroporto na Bahia
Um piloto norte-americano da companhia American Airlines foi detido, nesta quinta-feira, ao passar nu pelo detector de metais do aeroporto de Salvador. Ele foi preso pela Polícia Federal por desacato à autoridade e teve que assinar um termo circunstaciando de ocorrência para ser liberado. 

O voo, que ele conduziria da capital baiana para Miami, nos Estados Unidos, foi cancelado. 

O comandante, cuja identidade não foi divulgada, se irritou com os alertas sonoros do raio-x do terminal e resolveu tirar toda a roupa para, enfim, embarcar no avião. 

O voo já estava atrasado em 30 minutos.
Em nota, a companhia aérea informou que não comentaria o caso, mas garantiu que os passageiros seriam reacomodados em outros voos e pediu desculpas "por qualquer indicente". A empresa também comunicou que vai investigar o ocorrido.