07/06/2013 - Novo ministro é a favor dos mensaleiros



STF ABRE INQUÉRITO CONTRA O DEPUTADO
ZEQUINHA MARINHO 
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar o deputado Zequinha Marinho (PSC-PA) pelo recolhimento de 5% dos salários dos funcionários do seu gabinete parlamentar para a formação de uma “caixinha” para o PSC.

Ele é suspeito de ter cometido os crimes de peculato (apropriação indevida de dinheiro público em favor de si ou de terceiros) e concussão (exigência de vantagem indevida, feita em razão do cargo que o servidor ou a autoridade ocupa).



Sete torcedores do Corinthians são
soltos. Cinco seguem presos
Quando os 12 torcedores do Corinthians foram presos em Oruro, na Bolívia, o time fazia a sua estréia na Copa Libertadores e, como atual campeão, era favorito. Naquele fatídico dia 20 de fevereiro, o garoto Kevin Douglas Beltrán, de 14 anos, foi atingido no olho por um sinalizador disparado por integrantes da torcida corintiana e morreu. 

Ontem, após 106 dias, e com o Corinthians já eliminado da competição, sete dos 12 torcedores detidos em Oruro foram soltos por falta de provas.

O restante do grupo permanecerá detido na Penitenciária de San Pedro e com situação indefinida na Bolívia. Responsável pela libertação dos sete torcedores, o consulado brasileiro em La Paz vai trabalhar agora pelos demais. O grande problema no momento seria a transformação imediata dos cinco que permanecem detidos como culpados pela morte de Kevin por pressão das autoridades locais e da opinião pública do país.


                                 Melhora o tempo para os mensaleiros

Luís Roberto Barroso, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, quarta feira, em sabatina no Senado que não estudou a fundo nem mesmo superficialmente o processo do mensalão.
Mesmo assim não se esquivou de classificar como "dura", "um ponto fora da curva", a maneira como o tribunal tratou os réus.

Há uma contradição aí.
Se não estudou o processo ele não poderia opinar sobre a natureza do tratamento conferido aos réus pelo STF.

É compreensível que o ministro não queira dizer - e não diga - como votará na segunda fase do julgamento do mensalão.

Mas pelo pouco que adiantou a respeito, provocado por senadores, é natural supor que votará para amenizar as penas impostas aos mensaleiros - ou a alguns deles.
Juristas com livre trânsito no STF, e até mesmo ministros, já admitem, por exemplo, que o ex-ministro José Dirceu escapará da cadeia, bem como o deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem do bom senso e da responsabilidade ao expressar sua opinião. Sintam-se à vontade para contribuir com nosso processo democrático.
Só os inconscientes e desprovidos da verdade utilizam anonimato e falsa identidade para expor um pensamento.