Reunião com índios na BR-153, com objetivo
de desobistruirem a estrada.
Barraco montado na estrada, sobre a ponte do Rio Gameleira.
Local onde foi mantido diálogo dos prefeitos Jorge Barros, Pedro Paraná e Baxim com Naldo e Elton, representantes dos índios.
Jorge Barros, em nome dos prefeitos, explica que a interdição da BR-153 vem trazendo enormes prejuízos para os municípios e, principalmente, para São Geraldo do Araguaia.
Solicita a compreensão dos índios no sentido de desobistruirem a estrada, apesar de compreender como legítima as reivindicações dos índios.
Os líderes da manifestação, Naldo e Elton, justificam que reconhecem as dificuldades que a interdição vem causando aos municípios, mas que não desobistrirão a BR-153 sem que suas reivindicações sejam atendidas: melhor tratamento aos índios por parte dos órgãos federais e a demissão da funcionária Daniela Cavalcante, Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena- Guamá/Tocantins.
Afirmaram que irão às últimas conseqüências - atingir instalações como rede elética da Eletronorte, ferrovias e outros.
Jorge Barros ponderou que ele e os demais prefeitos e vereadores estavam dispostos a intermediarem uma solução para o caso, pois os municípios não estavam mais suportando a situação, devido aos sérios prejuízos que vinham causando à população.
Os representantes dos índios pediram que os prefeitos intermediassem uma reunião deles com um órgão do governo federal, em Brasília, que eles liberariam a estrada, provisoriamente.
Jorge Barros, Baixim-Brejo Grande, Pedro Paraná-São Domingos e Wagner Machado-Piçarra |
Os prefeitos aceitaram intermediarem as negociações para a marcação de uma reunião dos índios com autoridades em Brasília, mas para isto tiveram que reunirem-se com todos os cabeças que lideram as aldeias presentes na interdição da BR-153.
Reunião final em que ficou fechado que, se os prefeitos e vereadores conseguirem marcar uma reunião dos índios com autoridades em Brasília, eles liberarão a BR-153.
Daqui os prefeitos e representantes dos índios sairam com destino a São Domingo do Araguaia, com objetivo de manterem contatos com lideranças em Brasília no sentido da obtenção da marcação de uma audiência entre os índios e autoridades federais.
A estrada foi desobistruída por volta das 21:00 horas.
prova de que a presença dos prefeitos e vereadores foi a grande responsável por tal decisão por parte dos indígenas.
prova de que a presença dos prefeitos e vereadores foi a grande responsável por tal decisão por parte dos indígenas.
Esta foto quem tirou foi o vereador Rony, para registrar a presença dos vereadores na reunião na aldeia indígena.
Representando a imprensa, estou eu aí, no meio das autoridades.
Peixe e tatu, alimentos apreciados pelos índios
"Cacique Siqueira" e "guerreiro Cidão", em um momento de descontração.
Vereador Zezé olhando para o carro e exclamando a respeito do motorista, que em alta velocidade, passou por cima de um tronco de castanheira e ficou enganchado num segundo tronco :
- Ô bruuuuuuto!!!
Deixe seu comentário. Fique à vontade
ResponderExcluir