22/06/2013 - Dilma discursa e não convence

Ao vivo: Manifestantes voltam às ruas do País; 30 mil marcham em São Paulo

Foto da manifestação agora há pouco BH - 17:50hs

Foto da manifestação agora há pouco SP - 17:50hs

Foto da manifestação agora há pouco DF - 17:50hs

Cerca de 15 mil pessoas seguem em passeata até o Mineirão, em BH

  • PM acompanha protesto e já avisou que não vai deixar o protesto ultrapassar o limite de segurança da Fifa

Manifestantes se concentram na Praça Sete, em Belo Horizonte
Foto: Reprodução TV
Manifestantes se concentram na Praça Sete, em Belo Horizonte Reprodução TV

Cerca de 15 mil pessoas saem em passeata da Praça Sete, em Belo Horizonte (MG) até região da Pampulha, próximo ao Estádio do Mineirão, que hoje recebe o jogo entre Japão e México pela Copa das Confederações.

Os manifestantes protestam contra os gastos públicos para a competição e melhorias na saúde e na educação. A Polícia Militar acompanha a concentração e já avisou que os manifestantes não vão poder ultrapassar o limite de segurança do estádio estipulado pela Fifa.

Pela manhã em Goiânia, aproximadamente 200 pessoas protestaram contra PEC 37, que restringe o poder do Ministério Público. Os manifestantes se reuniram na Praça Cívica, desceram a Avenida Goiás e se encaminharam em direção ao Lago das Rosas pela Avenida Anhanguera, onde o protesto foi encerrado por volta de 11h.

Polícia identifica homem que jogou bomba incendiária no Itamaraty

  • Ele tem cinco passagens pela polícia e confessou o crime em depoimento na sexta-feira

Homem lança um coquetel molotov contra o Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante protesto de quinta-feira
Foto: Breno Fortes / D.A. Press



Homem lança coquetel molotov contra o Palácio do Itamaraty,  
durante protesto de quinta-feira  
Em menos de 24 horas de investigação, a Polícia Civil identificou Cláudio Roberto Borges, 32 anos, como o homem que lançou um coquetel molotov contra o Palácio do Itamaraty, durante o protesto de aproximadamente 60 mil pessoas no gramado do Congresso Nacional na quinta-feira.

Em depoimento à polícia, na noite de sexta-feira, ele confessou o crime. Borges tem cinco passagens pela polícia e duas condenações por furto.



Pais promovem atos para protestar com os filhos em várias cidades

  • Domingo, no Rio, está marcada a manifestação #Vem pra Praça, na Barra da Tijuca

Grupo de mães da Barra organiza um protesto, no domingo, no Pomar da Barra
Foto: Laura Marques / O Globo


Grupo de mães da Barra organiza um protesto, no domingo, 
Pomar da Barra Laura Marques



A geração dos carinhas pintadas vem aí e com força total. Filhos de jovens que foram às ruas para derrubar o governo Collor, bebês, crianças e pré-adolescentes participam, no domingo, de manifestações no Rio e em Niterói para provar que cidadania vem de berço.

E como pintar o sete é com eles mesmos, os rostos coloridos em verde e amarelo promete dar o tom das marchas das crianças. Os movimentos infantis surgiram por iniciativa de pais e mães, que queriam engrossar o coro dos protestos espalhados pelo país, sem deixar os pimpolhos em casa. Com o poder de difusão das redes sociais, a ideia cresceu e se espalhou.

Em todo o país, até o dia 30, já foram convocados cerca de 20 encontros para pequenos cidadãos e a tendência é que esse número cresça ainda mais. 
 
Dilma: Um discurso necessário,  
Mas que pouco acrescentou
Se não fosse pelo elogio ao caráter democrático das manifestações ainda em curso e a necessária e repetida condenação ao uso da  violência, o discurso feito há pouco pela presidente Dilma Rousseff poderia, com alguns ajustes, ter sido pronunciado em qualquer outra ocasião. No Dia do Trabalho, por exemplo, no 7 de setembro, na passagem do ano.

Do discurso de 10 minutos não ficou nenhuma frase da qual as pessoas se lembrarão mais tarde. E nenhuma proposta da qual se possa dizer: "Está aí uma boa idéia".

Dilma falou em reforma política - seus antecessores também falaram. Nenhum fez. E acenou com 100% dos royalties do petróleo do pré-sal  para a educação. Há mais de um ano que ela acena com essa proposta.
Prometeu reunir-se  com governadores e prefeitos para acertar uma fórmula de atender às principais reinvindicações da chamada "voz das ruas".

E anunciou sua disposição de receber os líderes das manifestações em audiências privadas. O difícil será identificá-los. Uma das marcas fortes dos atuais protestos é a ausência de líderes.
Era um pronunciamento necessário - e Dilma teve a sensibilidade de ceder às sugestões para fazê-lo.
Foi um pronunciamento que pouco acrescentou.

Na Barra, Rio de Janeiro, na região do Shopping Down Town, moradores foram surpreendidos por uma sonora vaia que irrompeu tão logo Dilma começou a discursar.

Alguns foram para janelas e sacadas interessados em saber o que se passava.
E de lá viram dezenas de seus vizinhos em janelas e sacadas vaiando e gritando "Fora, Dilma".
Um desses moradores teve o cuidado de gravar o que ouviu.
- Ricardo Noblat - 

                                     Gari morre em Belém

Cleonice Vieira de Moraes, de 54 anos, estava internada. Ela passou mal depois de ter inalado gás lacrimogêneo 



Foi confirmada a segunda morte decorrente dos protestos realizados por todo o país na última quinta-feira. A gari Cleonice Vieira de Moraes, de 54 anos, morreu na manhã desta sexta-feira em Belém, no Pará. Segundo uma sobrinha da servidora informou ao GLOBO, Cleonice teria inalado gás lacrimogêneo lançado pela polícia contra manifestantes no confronto. 



Ela passou mal e foi levada para um pronto-socorro da cidade à noite, mas não resistiu. O Instituto Médico Legal (IML) não confirmou a causa da morte de Cleonice, que era hipertensa e se assustou com a confusão. O laudo deverá ser divulgado em 10 ou 15 dias. A polícia não se pronunciou.



Cleonice estava trabalhando na varrição no momento do protesto. Durante o corre-corre, ela e outros garis tentaram se proteger dentro de um depósito, na sede da prefeitura. O local, porém, foi invadido pelos manifestantes. Na tentativa de dispersá-los, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo. Ela passou mal, desmaiou e teve duas paradas cardíacas.



— Parecia uma praça de guerra. A ambulância a levou para o pronto-socorro e lá ela teve mais duas paradas cardíacas. Hoje de manhã, recebemos a notícia da morte dela — contou Marinete Costa, de 46 anos, sobrinha de Cleonice.



O deputado federal e ex-jogador Romário publicou um vídeo nesta sexta-feira em que apoia os protestos que estão sendo realizados em todo o País e critica duramente os gastos do Governo com as obras para a Copa do Mundo.
 
Ex-jogador, deputado Romário critica a Copa no Brasil - Ed Ferreira/EstadãoEx-jogador, deputado Romário critica a Copa no Brasil
"O Brasil, quando aceitou ser o país-sede da Copa do Mundo, em 2007, a previsão de gastos era de mais ou menos R$ 23 bilhões. Nós estamos em 2013 e esta previsão já está em R$ 28 bilhões, e não podemos esquecer que ainda falta um ano e alguns meses. Então, vocês imaginam em quanto pode chegar isso", diz  Romário (na verdade, a Copa do Mundo inicia dentro de pouco mais de 11 meses, em junho de 2014).

O ex-jogador tem se apresentado no Congresso como um dos principais críticos da realização da Copa do Mundo no Brasil. No vídeo, que tem pouco mais de oito minutos, Romário faz comparações sobre os gastos com estádios. "Com o dinheiro gasto para construir o Mané Garrincha poderiam ter sido construídas 150 mil casas populares", exemplifica, para então disparar: "Depois da Copa das Confederações, vão ter que ser refeitas algumas coisas que não deram certo e coisas novas para a Copa do Mundo, e quem determina isso é o verdadeiro presidente do Brasil hoje, que se chama Fifa".


Cartazes criativos


Protestos marcados para este sábado

O sábado  será de mais manifestações em todo o Brasil e também em cidades de outros países como Nova Iorque (EUA), Paris (França), Turim (Itália), Haia (Holanda) e Oslo (Noruega). O Portal EBC levantou protestos em 124 cidades para o dia.

Entre outros temas, a pauta de reivindicações inclui a redução nos preços das passagens de ônibus do transporte público, e críticas quanto aos gastos em megaeventos como Copa das Confederações e Copa do Mundo.