03/03/2013 - Notícias do domingo

Juízes criticam declaração de Joaquim Barbosa
Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho emitiram neste sábado (02/3) nota pública em que classificam de “preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa” a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, a jornalistas estrangeiros.


Em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (28/2) a correspondentes internacionais, Barbosa afirmou que os juízes brasileiros têm mentalidade “mais conservadora, pró status quo, pró impunidade”. Já os integrantes das carreiras do Ministério Público seriam “rebeldes, contra status quo, com pouquíssimas exceções”.

Para as entidades que representam os juízes, as conclusões de Joaquim Barbosa partem de “percepções preconcebidas”. Os juízes consideram “incabível” a comparação das carreiras da magistratura e a do Ministério Público, já que o MP é a parte responsável pela acusação no processo penal enquanto os juízes não têm obrigação nem com a defesa nem com a acusação, mas "a missão constitucional de ser imparcial" e garantir um processo justo.


Eleitores de 9 municípios voltam às urnas 
para escolher novos prefeitos
Eleição deste domingo (03/03) ocorrerá em quatro estados: BA, MS, RS e SC.
Prefeituras foram governadas pelos presidentes das Câmaras Municipais.


Cinco meses depois de escolherem quem iria administrar suas cidades pelos próximas quatro anos, eleitores de nove municípios brasileiros terão de voltar às urnas neste hoje,domingo (03/03) para eleger novos prefeitos As eleições anteriores, realizadas em outubro, foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos do embargo está a Lei da Ficha Limpa.

As eleições fora de época ocorrerão em cidades de quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC).
 

Morre 240ª vítima da tragédia
de Santa Maria

A morte de Pedro Falcão Pinheiro, 25 anos, ontem, 02/03, elevou o número de vítimas da tragédia da boate Kiss para 240.

Primeiro paciente transferido de Santa Maria para Porto Alegre no domingo do incêndio, ele permaneceu os 34 dias da internação na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Cristo Redentor  e não resistiu às complicações renais e pulmonares decorrentes de queimaduras severas e da inalação de gases tóxicos produzidos pelo incêndio.


Vasco vence Fluminense

Num jogo emocionante, principalmente no segundo tempo, o Vasco derrotou o Fluminense por 3 a 2 e se garantiu na final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. 

Ao Vasco bastava o empate. Mas o Flu chegou a estar vencendo até os 37 minutos do segundo tempo, por 2 a 1. Nos instantes finais, Romário e Dedé marcaram para o Vasco e definiram a partida. O adversário dos vascaínos sai do confronto deste domingo entre Flamengo e Botafogo, às 16 horas, também no Engenhão.


Temer é reconduzido ao cargo
de presidente nacional do PMDB
O vice-presidente da República, Michel Temer, foi reconduzido ontem, 02/03, para o cargo de presidente do PMDB. Ele ficará à frente do partido por mais dois anos e foi eleito, por aclamação, durante a Convenção Nacional da legenda, realizada ontem, em Brasília.

Temer está no comando do PMDB desde 2001. Como o regimento interno do PMDB não permite que os membros do diretório nacional exerçam cargos no Poder Executivo, o vice-presidente da República passou, mais uma vez, a presidência do PMDB para o senador Valdir Raupp, vice-presidente nacional da sigla.

 
Caravana de Lula foca cidades onde PT foi derrotado
Fernanda Krakovics, O Globo

O roteiro traçado pelo PT para a caravana do ex-presidente Lula, que vai preparar os alicerces para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, privilegiou cidades onde o partido é fraco ou foi derrotado nas eleições municipais do ano passado.

Não foi à toa que a peregrinação começou pelo Nordeste, região em que os petistas sempre tiveram mais votos mas perderam terreno nas últimas eleições — foram derrotados em Fortaleza, Recife e Salvador. Lula ainda vai bater bumbo em Belo Horizonte, Cuiabá e Porto Alegre, onde o PT também perdeu. O ex-presidente irá também a capitais como Manaus, onde o PT nem teve candidato, e ao Rio, onde a relação com o PMDB está conturbada.

Dilma chama adversários de 'mercadores do pessimismo'
Estadão

A presidente Dilma Rousseff chamou seus adversários de "mercadores do pessimismo" e fez duras críticas à oposição ao falar sobre economia, na convenção deste sábado do PMDB. Dilma afirmou que "crises menores" que a atual levaram, no passado, o Brasil às portas do Fundo Monetário Internacional (FMI), necessitando de recursos. Para ela, as medidas adotadas pelo governo, nos últimos dois anos, vão garantir crescimento econômico.

"Mais uma vez, meus queridos amigos, os mercadores do pessimismo vão perder, como perderam quando previram o racionamento de energia. Mais uma vez, os que apostam todas as fichas no fracasso do País vão se equivocar", atacou a presidente.