27/04/2013 - Bernardo (vasco) escapa da morte nas mãos de traficantes



Proposta racha os três poderes
Em meio à verdadeira crise institucional que se instalou entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) após aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, da PEC que limita a atuação do tribunal, o grande fotógrafo Orlando Brito conseguiu captar uma imagem que reflete a briga entre os três poderes: executivo, legislativo e judiciário. 

Na foto, o presidente do Senado, Renan Calheiros, aparece entre o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, e a presidenta Dilma Rousseff – todos com expressões que refletem o atual cenário de caos da política brasileira.


Bola nega ter matado Eliza e ocultado
o corpo da jovem
Ex-policial depôs durante uma hora e meia e afirmou que a denúncia contra ele 'não é verdadeira'. Réu também tentou desqualificar a investigação policial

Bola conversa com um dos seus onze advogados de defesa
Acusado de ser o executor de Eliza Samudio, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, mais conhecido como Bola, depôs durante uma hora e meia na madrugada deste sábado, no Fórum de Contagem, em Minas Gerais. O réu não revelou  o maior mistério em torno da morte de Eliza: o destino do corpo da jovem.

 Bola, que voltará ao júri na manhã deste sábado para responder às perguntas da promotoria e dos advogados de defesa, afirmou que a denúncia contra ele "não é verdadeira". E disse que está preso há três anos "injustamente".  


Toffoli dá 72 horas para Câmara explicar
 proposta que limita o Supremo
Ministro é relator de uma ação de autoria do PSDB e do PPS pedindo a suspensão da proposta que submete decisões do STF ao Legislativo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antônio Dias Toffoli estabeleceu nesta sexta-feira prazo de 72 horas para a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Décio Lima (PT-SC), se manifestarem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões da corte ao Congresso Nacional.

Toffoli é relator do mandado de segurança que pede a suspensão da tramitação da PEC, protocolado por PSDB e PPS.

A proposta, de autoria do deputado petista Nazareno Fontelles (PT-PI), passou pela CCJ da Câmara sem sequer ser debatida e com a participação de deputados condenados do STF pelo escândalo do mensalão. 

A aprovação abriu uma crise entre o Congresso e a suprema corte. Para tentar conter os ânimos, o presidente da Câmara decidiu adiar a instalação da comissão especial que analisará a proposta antes de ser votada em plenário. Henrique Alves encomendou um estudo jurídico para avaliar se ela viola preceitos fundamentais do equilíbrio entre os poderes.


Wellington Silva nega ser salvador e 
revela bronca: 'Tá doido, Bernardo?'
Apontado pela polícia como a pessoa que evitou assassinato do jogador do Vasco, lateral do Flu revela abalo do amigo. Atletas terão que depor

Bernardo
Apontado pela polícia como salvador de Bernardo no caso do espancamento do jogador do Vasco no complexo de favelas da Maré, no último domingo, Wellington Silva negou que tenha encontrado o meia vascaíno na comunidade, mas confirmou que esteve no local para visitar a sua família que mora na região. O lateral-direito do Fluminense, porém, admitiu que, em contato telefônico com o meia, soube de toda história. Wellington disse ainda que, ao contrário do que foi divulgado, o problema teria acontecido na terça-feira e não no domingo.

As informações da polícia dão conta de que Wellington teria sido "chamado" quando os traficantes começaram a espancar Bernardo e convencido os traficantes a pouparem Bernardo argumentando que se o jogador morresse "a favela teria UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no dia seguinte".

Criado e conhecido no Complexo da Maré, Wellington Silva disse que, caso estivesse com o jogador não teria problemas em ajudá-lo. Pelo contrário:

- Se eu estivesse, seria um prazer dar uma ajuda, ele é meu amigo. Mas eu nem sabia de nada. Estou assustado, pois me envolve em uma coisa de que não participei - garante.

Visivelmente nervoso com todo o caso, Wellington Silva garantiu repetidas vezes que não encontrou Bernardo nem atuou como intermediário para salvá-lo do poder dos traficantes.

Wellington Silva
- Não teve isso (conversa com traficantes), comigo nada, eu não estava no momento, soube bem depois, não falei nada com ninguém. Não o encontrei. Deu minha hora e tinha que voltar para minha casa, no Recreio. Fui embora e não vi o Bernardo. Ainda quero falar com ele pessoalmente. E acho que o problema não foi domingo nem segunda, e sim na terça-feira.

Segundo a polícia, os jogadores que estariam acompanhando Bernardo quando ele foi espancado no complexo de favelas da Maré, no último domingo, seriam Wellington Silva, do Fluminense, e Charles, ex-Cruzeiro, hoje no Palmeiras, ambos criados na comunidade. As informações da polícia dão conta de que Wellington Silva estaria na favela - e foi "chamado" quando os traficantes começaram a espancar Bernardo.

Dayana
Atletas terão que depor
Segundo informações da polícia, no último domingo, Bernardo foi sequestrado e agredido por traficantes dentro do Complexo da Maré. O motivo teria sido o seu envolvimento com Dayana Rodrigues, supostamente uma das mulheres de Marcelo Santos das Dores, o Menor P, líder do tráfico no local.
Bernardo e Dayana teriam sido flagrados por bandidos na Favela Salsa e Merengue, e de lá levados para uma casa na Vila do João, onde teriam sido deixados nus, amarrados com fita crepe, torturados com choques elétricos e espancados.

Dayana levou sete tiros nas pernas, segundo a polícia, e apenas dois, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde. Depois, foi libertada e atendida no Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador. De lá seguiu para o Hospital Souza Aguiar, onde passou por duas pequenas cirurgias e permaneceu até esta quinta-feira.  

O delegado José Pedro Costa, titular da 21ª DP (Bonsucesso), intimou Bernardo e Wellington Silva a prestarem depoimento na delegacia. Além deles, a irmã de Dayana Rodrigues também será chamada.




Mãe de acusados de atentado de Boston 
estava em lista de terroristas
Tamerlan, acusado de ser coautor dos ataques, também estava na lista.
Atentado na Maratona de Boston deixou três mortos e dezenas de feridos.

A russa Zubeidat Tsarnaeva, mãe dos acusados do atentado na maratona de Boston (EUA), também teve o nome incluído em um banco de dados americano sobre terroristas 18 meses antes das explosões que deixaram três mortos e dezenas de feridos em Boston.

Dois funcionários do governo americano disseram à "Associated Press" que as agências de inteligência dos EUA acrescentaram o nome de Zubeidat em uma base de dados sobre terrorismo.