14/04/2013 - Eleição na Venezuela



Ocorre hoje a eleição na Vanezuela
O candidato governista Nicolás Maduro segue liderando a corrida para a eleição presidencial da Venezuela, que será realizada hoje, 14/04 - domingo, em relação ao opositor Henrique Capriles, mas sua vantagem foi reduzida nos últimos dias da campanha, de acordo com pesquisas divulgadas na sexta-feira. 

O herdeiro político do falecido Hugo Chávez tem intenção de voto de 44,4%, em comparação com 37,2% de Capriles. A vitória se dá por maioria simples. 

Isso coloca os competidores a uma distância de 7,2 pontos porcentuais. Capriles perdeu por 11 pontos na eleição de outubro contra Chávez. 

A pesquisa observou que o grupo dos que ainda estão indecisos ou não quiseram dar uma resposta aumentou para 18,4%, contra 12,2% na semana anterior.


Crise em Carajás: com minério, sem riqueza
Vizinha a maior mina a céu aberto do mundo, Marabá vê o fim de empresas e desemprego

Com 233 mil habitantes, Marabá vive uma crise inusitada. Colada à maior mina de ferro a céu aberto do mundo, a da Serra dos Carajás, a cidade vê o minério escoar rumo à China enquanto seu parque industrial está quase parado. 

Das dez empresas de ferro gusa criadas para usar a principal matéria-prima da região, sete sucumbiram nos últimos quatro anos. A última a suspender a produção, a Cosipar, parou em outubro passado, demitindo 400 pessoas. Pelo menos seis mil vagas foram eliminadas, espalhando desemprego pela cadeia de prestadores de serviços.
- O Globo -

Papa Francisco nomeia comissão para
estudar reforma na Cúria

Com a iniciativa, Pontífice acata sugestão dos cardeais proposta durante as reuniões que antecederam o conclave



O Papa Francisco deu início neste sábado à sua esperada revolução com a criação de um grupo de oito cardeais, formado por representantes de cinco continentes, que irão estudar uma reforma na Cúria romana após os últimos escândalos da Igreja Católica.

Com a iniciativa, o Pontífice acata sugestão dos cardeais proposta durante as Congregações Gerais que precederam o conclave, segundo um comunicado do Vaticano.



 Lembrando o massacre de Eldorado
Para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás, que resultou na morte de 19 trabalhadores sem-terra em abril de 1996, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza até quarta-feira (17) uma série de atividades para marcar a data.

A programação teve início na manhã de onte, sábado (13) com o VIII Acampamento Pedagógico "Oziel Alves", montado na curva do "S", local da tragédia com os sem-terra. Cerca de 300 jovens de todas as regiões do Estado participam de debates e oficinas.

Em Belém, trabalhadores do movimento vão se concentrar hoje, domingo (14), na praça da Leitura, onde está localizada a "Coluna da Infâmia", um monumento construído em homenagem às vítimas do massacre.

Os militantes começaram a chegar a Belém neste sábado para montar acampamento. A expectativa é reunir pelo menos 500 trabalhadores vindos de municípios como Acará, Castanhal,Capitão Poço e Ourém.

Brasil cai mais uma posição no ranking da FIFA
A Fifa divulgou o seu ranking de seleções deste mês de abril, e a Seleção Brasileira continua em rota descendente. O Brasil perdeu uma posição em relação ao mês passado e agora está na 19ª colocação. A liderança mais uma vez está com a Espanha.

As três primeiras colocações seguiram inalteradas, com a Alemanha em segundo e a Argentina em terceiro. O maior destaque foi a equipe da Croácia, que subiu cinco posições e agora está em quarto.

Adversárias da Seleção nos últimos amistosos oficiais em março, a Itália aparece em oitavo,  
Os 20 primeiros colocados do ranking da Fifa:

1) Espanha
2) Alemanha
3) Argentina
4) Croácia
5) Portugal
6) Colômbia
7) Inglaterra
8) Itália
9) Holanda
10) Equador
11) Rússia
12) Costa do Marfim
13) Grécia
14) México
15) Suíça
16) Bélgica
17) Uruguai
18) França
19) Brasil
20) Dinamarca