03/11/2012 - Enem - 2012, começa hoje

03/11/2012

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2012 terá início hoje e irá até amanhã. Ao todo existem 261.123 estudantes paraenses inscritos. Os estudantes do Pará precisam ficar atentos com relação ao horário: vai valer o horário de Brasília, ou seja, uma hora a mais nos relógios.

Os portões abrem às 12 horas (horário de Brasília, ou seja, às 11 horas no Pará). Fecham às 13 horas (horário de Brasília), ou ao meio-dia no Pará. A recomendação do Ministério da Educação é que todos os candidatos cheguem ao local das provas até as 11horas, horário local.

 No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder a todas as questões. No domingo, quando é realizada a redação, o tempo é estendido em uma hora. Com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar o exame.

--------------------
----------------
---------- 

Começo de inverno: 
perigo da dengue

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou ontem mais um balanço sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento, foram confirmados 11.201 casos com a seguinte classificação final: 11.115 casos de dengue clássica, 60 de dengue com complicação, 24 de febre hemorrágica da dengue e dois casos de síndrome do choque da dengue.

Os municípios com maior número de casos notificados da doença são: Belém (3.967), Parauapebas (2.239), Marabá (1.436), Santarém (1.417), Altamira (1.316), Ananindeua (994) e Monte Alegre (613).  

 Até o momento, há confirmação de quatro óbitos por dengue no Estado, um em Parauapebas, outro em Altamira, um em Ananindeua e outro em Oriximiná.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Geraldo do Araguaia já deve começar um monitoramente sério, uma vez que já começou a estação chuvosa.

Recomendamos atividades de educação e comunicação, visando à sensibilização da população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhoria da coleta e destinação adequada do lixo; e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti.



--------------------
----------------
----------