28/05 - Caixa admite informações erradas



Amado Batista diz que tortura que sofreu
na ditadura militar foi merecida
Entrevistado pela apresentadora Marília Gabriela, no SBT, na madrugada desta segunda-feira, 27, o cantor Amado Batista comparou a tortura que sofreu durante a ditadura militar a um "castigo de criança" e disse ainda que não achou errada a decisão dos repressores de tê-lo torturado. 

"Eu acho que quando uma criança cospe na sua cara, chuta sua canela, o que o pai deve fazer? Não deve corrigir? Então, eu estava fazendo a mesma coisa, que não era uma coisa correta", afirmou. Em seguida, o cantor disse que considerou a tortura um bom corretivo.

Amado Batista afirmou ter sido torturado porque, na época, trabalhava em uma livraria e permitia que professores procurados pelos militares lessem livros proibidos naquele período. Além disso, disse que um deles teria lhe dado uma procuração para receber um salário enquanto estivesse foragido no Maranhão. O cantor contou na entrevista que tomou choque e foi ameaçado de morte. 

"Eu acho que eu não tinha de estar contra, brigando contra o governo. O governo estava nos defendendo de pessoas que estavam querendo tomar o País à força, com armas nas mãos."
A resposta do cantor causou espanto à entrevistadora. "Você está louco, Amado?", disse Marília Gabriela. "Você está louco. Você saiu perdido, sofreu tortura física..."

"Mas eu estava errado", respondeu o cantor. "Eu acho que estava errado. Eu estava acobertando talvez pessoas que estavam querendo tomar esse País à força", reforçou o cantor.


Presidente da Caixa admite informação
 errada sobre Bolsa Família
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, disse onte, segunda-feira, que a liberação de pagamentos antecipados do Bolsa Família no último dia 17 foi intencional.

O objetivo foi para evitar problemas para um grupo de 700 mil a 1 milhão de famílias que tinham registros duplicados no sistema do banco.

Hereda admitiu que a Caixa prestou informação equivocada quando divulgou que a liberação dos pagamentos teria ocorrido só a partir do dia seguinte, no sábado, dia 18 de maio, para evitar maiores tumultos.

O presidente da Caixa pediu desculpas pela informação errada. Ele disse que só tomou conhecimento da liberação intencional dos saques antecipados na última segunda-feira. Senadores do PSDB protocolaram ontem requerimento para convidar Hereda para prestar esclarecimentos.

Indagado por que esperou uma semana para vir a público revelar o que havia ocorrido, ele disse que teve o cuidado de juntar primeiro as informações para só falar publicamente quando soubesse de fato o que tinha ocorrido.

— Essa imprecisão só se justifica pelo momento que estamos vivendo. E eu peço desculpas a todos pelo engano desta manifestação da gente —disse Hereda.


'Caxirola' será proibida durante a Copa
O instrumento criado pelo cantor Carlinho Brown para a Copa do Mundo de 2014, a caxirola, teve seu uso proibido durante evento. 

Desta forma, os torcedores não poderão levar o chocalho apoiado pelo próprio Governo Federal aos estádios. A determinação foi comunicada hoje (27) pelo chefe de segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, Hilário Medeiros. 

Segundo ele, a proibição já vale para o jogo de inauguração do Maracanã e será estendida para todos os jogos do torneio-teste da Copa do Mundo de 2014. "Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito", explicou Medeiros. "Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer", completou.
 
BA: parte da cobertura da Arena Fonte
Nova se rompe após chuva
Parte da cobertura da Arena Fonte Nova caiu nesta segunda-feira (27) após a chuva forte que atingiu Salvador, na Bahia. O estádio é um dos que receberá os jogos das Copas das Confederações e do Mundo.

Segundo a assessoria do estádio, ninguém ficou ferido com o rompimento da cobertura. O equipamento do estádio vai passar ainda hoje por uma avaliação técnica para saber o motivo do ocorrido.


Cristovam: falta indignação ao brasileiro
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ontem,  segunda (27) que o Brasil é caracterizado por não manifestar indignação diante dos absurdos. 

Para ele, os brasileiros presenciam injustiças sociais sem manifestarem espanto. Segundo Cristovam, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, foi aplaudido ao criticar o Congresso Nacional porque a declaração traz a indignação que falta ao país.

 “O povo está com sede de indignação, o povo está um pouco cansado de nós usarmos a lógica para defendermos coisas quando o povo está é com raiva”, disse o senador.

PSC quer Arruda, Roriz e Luiz Estevão
O PSC, partido que já ficou conhecido pelas polêmicas de seus filiados, pretende lançar nas eleições de 2014 José Roberto Arruda ao Senado, Joaquim Roriz ao governo e Luiz Estevão à Câmara do Distrito Federal. 

Segundo informações da revista Veja, a legenda já está com uma lista de nomes conhecidos para colocar na disputa. Arruda já renunciou aos cargos de governador e senador para não ser cassado. 

O mesmo aconteceu com Roriz, que foi obrigado a deixar o Senado, onde Estevão foi expulso e taxado como o primeiro integrante a ter o mandato cassado.