25/01/2012 - Notícias desta sexta feira

 
Dirceu perde recurso na Justiça e
 casa pode ser leiloada
A Justiça de São Paulo negou o recurso movido pelo ex-ministro José Dirceu após ter sido condenado a pagar os custos de um processo que moveu contra o governo Orestes Quércia (1987-1990). 

O ex-ministro deve 160 salários mínimos a um perito contratado no caso, em que ele questionava uma compra de caminhões pelas autoridades. Se Dirceu não pagar, a casa dele em Vinhedo, a 80 quilômetros de São Paulo, que está penhorada desde 2009, pode ser leiloada. 
As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
---------------------
--------------  
Jornalista italiano enviou foto falsa  de Hugo Chávez
O jornalista italiano Tommasso Debenedetti confessou ontem, quinta-feira, que enviou para três agências de notícias da América Latina a foto falsa do presidente Hugo Chávez publicada na capa do jornal espanhol El País. Em entrevista à agência mexicana Notimex, ele afirmou que, ao enviar a imagem, se passou pelo ministro de Cultural da Venezuela, Pedro Calzadilla, e que seu objetivo era “verificar a rigorosidade dos veículos quando decidem publicar um material fotográfico”.

“A foto falsa de Chávez, que tirei de um vídeo do YouTube, enviei na semana passada a uma agência da Costa Rica, à agência estatal venezuelana e para a Prensa Latina (cubana) e nunca imaginei que iria terminar na capa do El País”, disse o jornalista. Ele acrescentou que nenhuma das três agências publicou a foto em questão e que “por estranhas circunstâncias” a imagem apareceu na primeira página de “um jornal tão importante como o El País”.

O jornal El País, de maior circulação da Espanha, admitiu ter errado ao publicar a foto em suas versões impressa e online. O diário não disponibilizou assinatura do autor da imagem, pois afirmou "não poder verificar de forma independente as circunstâncias em que (a foto) foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar". Segundo o diário, "as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas impostas pelo regime tornaram isso impossível."

---------------------
-------------- 

Governo venezuelano pode processar El Pais 
por foto falsa de Chávez
O Globo
Após um dia de polêmica sobre a foto falsa de Hugo Chávez publicada no “El País”, o ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que a imagem violou todas as normas do jornalismo ético e que o governo vai tomar ações legais “necessárias” contra o jornal espanhol, segundo o site “La Patilla”.

- O escândalo internacional que esta publicação ocasionou não é ressarcida com as desculpas do jornal - disse Villegas. - Causou danos ao presidente, à sua família e ao povo venezuelano - acrescentou.

Mais cedo, o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, afirmou que a imagem é “uma mentira, uma farsa” e se limitou a dizer que o presidente venezuelano está se recuperando bem. Chávez está em Havana desde dezembro passado, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor.

---------------------
-------------- 


 Morre militar durante treinamento duro
Mais um militar morreu durante o duro e exagerado treinamento do exército. 
A vítima da vez foi um rapaz de 20 anos, que se afogou na última terça (23/01) durante uma instrução de natação na Brigada de Operações Especiais da corporação, no Jardim Guanabara, em Goiânia. 

O afogamento ocorreu por volta das 17h. Ele chegou a ser levado para o Hospital Santa Genoveva, mas não resistiu. Em 2011, esta Coluna (Coluna do Cláudio Humberto) noticiou o falecimento do cadete Renan Vasconcelos Borges da Gama, de 23 anos, que faleceu após participar de um exercício de treinamento. 

A Procuradoria da Justiça Militar no Rio de Janeiro (PJM Rio) chegou a investigar o caso, pois havia suspeita de maus tratos. A morte de militares já se tornou uma tradição. Em 2008, por exemplo, o cadete Maurício Silva Dias, de apenas 18 anos, sofreu parada cardíaca durante treinamento de caminhada e de 60 horas sem dormir.

---------------------
-------------- 


Joseph Blatter e o racismo
no futebol
Acusado em diversas oportunidades de não tomar atitudes contra o racismo no futebol, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, conversou abertamente sobre o tema em uma entrevista divulgada ontem, quinta-feira, no site oficial da entidade máxima do futebol. 

Sobre o preconceito racial nos gramados, Blatter apresentou uma opinião forte e se demonstrou contra as multas aplicadas aos clubes que causam a situação. 

De acordo com o presidente da entidade, o correto é punir as equipes culpadas com a perda de pontos e rebaixamento.

---------------------
-------------- 

MST desanimado com o PT

Organização que mais invadiu propriedades rurais até hoje, o Movimento dos Sem Terra (MST) diz que as invasões desaceleraram nos dez anos de governos do PT por causa da lentidão do governo federal na criação de novos assentamentos de reforma agrária.

Para Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, o processo está tão vagaroso que as famílias dos sem-terra perderam a disposição de obter imóveis rurais com esse tipo de ação.

— A lentidão do governo para criar assentamentos é tão grande que as famílias de trabalhadores rurais perderam a perspectiva de conquistar a terra com ocupações. Muitas buscaram outras formas de sobreviver, porque é difícil esperar quatro ou cinco anos para ser assentado — disse Conceição.

---------------------
--------------