08/01/2013 - Brasil a favor de Chávez



Brasil apóia prorrogar prazo para posse de Chávez

O assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que "é grave" o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Garcia esteve recentemente em Havana, Cuba, por determinação da presidente Dilma Rousseff para obter informações sobre a saúde de Chávez. A visita ocorreu nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas Garcia não esteve pessoalmente com Chávez, e sim com Fidel Castro e Raul Castro, além do vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em suas declarações, Garcia deixou claro que o governo brasileiro apoia a ideia de prorrogar por até 180 dias o prazo para a posse de Hugo Chávez. Garcia citou o artigo 234 da Constituição da Venezuela para explicar que, se Chávez não assumir no dia 10 de janeiro, novas eleições serão convocadas daí a 30 dias se o impedimento do atual presidente for definitivo. Mas, caso o impedimento seja temporário, essa situação poderá se estender por seis meses, 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. 

Ele lembra que há uma lacuna na interpretação na lei, mas a avaliação é de que, neste caso, quem assume é o vice-presidente Maduro.

"A informação que eu tive é que o estado dele é grave e que, portanto, qualquer previsão é impossível de ser feita, neste momento", disse Garcia. Ele relatou que Chávez estava lúcido: "Chávez estava muito enfraquecido, ainda que consciente".

O assessor de Dilma rechaçou qualquer possibilidade de golpe no país e disse que a prorrogação do tempo de espera para a recuperação de Chávez não é uma estratégia governista, mas um cumprimento da Constituição. 

Ele rechaçou também qualquer comparação da situação venezuelana com o caso do Paraguai, país que acabou expulso do Mercosul porque os integrantes do bloco consideraram que não houve tempo para o ex-presidente Fernando Lugo, que sofreu impeachment, se defender das acusações, considerando golpista a manobra de Federico Franco, que assumiu o poder.




Prof. Juvenal. o caçador de vampiros - feita para o Blog Senso Crítico em 2008



 Mendes Ribeiro Filho (Agricultura)
Ministro afirma que embargo   à carne brasileira 
faz parte de um jogo
O ministro Mendes Ribeiro Filho (Agricultura) minimizou nesta segunda-feira (07) a suspensão das importações de carne bovina brasileira por dez países e disse que é “questão de tempo” até as negociações serem finalizadas e os produtos liberados. “Tenho esse assunto como resolvido. Temos conversado com país por país, mas temos procedimentos externos que precisam ser respeitados. Nós estamos fazendo contatos internacionais definitivos. O Brasil vai cumprir todo o mandamento que precisa ser cumprido e vai defender o que lhe pertence”, garantiu. 

Mesmo sem dizer abertamente, Mendes Filho destacou a defesa do mercado interno como principal fator dos embargos à carne brasileira. “É uma ação que países adotam como defesa, para público interno, depois fazem levantamento, comprovam que o Brasil está embasado e fazem a liberação. É só uma questão de tempo, é o jogo”, comentou.

PPS pede quebra de sigilo de Rose

O PPS vai solicitar nesta quarta-feira (09/01) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Rosemary Noronha ao Ministério Público Federal de São Paulo, segundo informações da assessoria de imprensa do partido. A sigla protocolou segunda-feira (07/02) um requerimento que pede que a Comissão Representativa do Congresso Nacional cobre informações do Ministério da Fazenda sobre o relacionamento de Rosemary nas negociações que definiram o comando do Banco do Brasil e do fundo de pensão de seus funcionários, a Previ, e a compra do banco Nossa Caixa pela instituição.

 Para o líder da legenda na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), as informações serão úteis para esclarecer o esquema montado em São Paulo. Com informações da Folha de SP.


Copa São Paulo de Futebol Júnior
Jogos de hoje:
13h00 - Taubaté x Santo André
13h00 - Grêmio Barueri x Confiança-SE
15h00 - Gama x Botafogo
15h00 - Sertãozinho-SP x Palmeiras
16h00 - América-SP x Rondonópolis
17h00 - Marília x Mirassol
18h00 - Santos-AP x Flamengo
18h00 - Comercial-SP x Botafogo-SP
19h00 - Cruzeiro-DF x Coritiba
20h00 - Paysandu-PA x Vasco

*** O Clube do Remo se reabilitou na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de uma derrota para o Santos-SP, por 3 a 0, na primeira rodada, o Leão conseguiu vencer a equipe do Corinthians-AL no segundo jogo da Copinha realizado na tarde de ontem, 07/01, no Estádio Alfredo Chiavegato em Jaguariúna-SP. Os azulinos paraenses meteram 3 a 0 no adversário. Destaque para o meia Rodrigo, que marcou duas vezes.

 *** Messi, melhor do mundo pela 4ª vez
 No dia em que conquistou a quarta Bola de Ouro da carreira, tornando-se o recordista nas premiações da Fifa, Lionel Messi chocou. Não por algum discurso marcante ou gafe tão desconcertante quanto as arrancadas do camisa do 10 Barcelona.

O que chocou foi o terno de Messi. Com um paletó preto, de bolinhas brancas. Um modelito diferente, bem diferente do que se costuma usar nesse tipo de festa de gala. Nem em nenhum outro tipo de evento.
A roupa do melhor do mundo causou uma reação em cadeia: nas redes sociais, nos auditórios, entre estilistas, torcedores e detratores. E foi o diário Olé, principal jornal esportivo da Argentina, quem mais passou perto de encontrar uma explicação: o paletó de Messi seria uma homenagem a Diego Maradona.
 
*** Neymar apenas o 13º melhor do mundo 
Único brasileiro entre os 23 finalistas da Bola de Ouro, Neymar terminou a votação em 13º, com 18 votos e 0,61% dos votos possíveis. O vencedor foi Lionel Messi, com 41,60%, seguido por Cristiano Ronaldo (23,68%) e Andrés Iniesta (10,91%).
O grupo dos dez primeiros colocados teve ainda Xavi (4,08%), Falcao (3,67%), Casillas (3,18%), Pirlo (2,66%), Drogba (2,60%), Van Persie (1,45%) e Ibrahimovic (1,24%). À frente de Neymar, ficaram ainda Xabi Alonso (1,09%) e Yaya Touré (0,76%).

*** Gol mais bonito
A cerimônia de premiação dos melhores de 2012 da Fifa nesta segunda-feira contou com Carlos Valderrama. Ele entregou o prêmio do gol mais bonito do ano passado ao eslovaco Miroslav Stoch, que desbancou Falcao García e Neymar. O apresentador da cerimômia, Ruud Gullit, acabou se inspirando com o visual característico de Valderrama e colocou uma peruca em homenagem aos velhos tempos.  
 
 *** Seleção de ouro da Fifa 2012
A seleção do ano de 2012 eleita na cerimônia de gala da Fifa foi completamente dominada por Real Madrid e Barcelona. Dez dos 11 jogadores, atuam pelos gigantes espanhóis.

Apenas o atacante Falcao García apareceu como intruso no time, formado por Casillas, Daniel Alves, Piqué, Sergio Ramos, Marcelo, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Messi e Cristiano Ronaldo.