03/01/2013 - Bandidos na Câmara Federal

 PSDB quer lançar Luciano Huck como 
governador do Rio de Janeiro em 2014
O PSDB quer lançar o apresentador Luciano Huck como candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014. 

A informação é do colunista, Ilimar Franco, do jornal O Globo, que diz ainda que Huck é amigo íntimo de Aécio Neves – provável candidato à Presidência da República.

 O apresentador nunca demonstrou em público nenhuma posição favorável por algum partido político.
(Cláudio Humberto)
 ----------------------


------------------------

Chávez não voltará a exercer a presidência, diz sociólogo
A presença do presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Caracas para a posse no dia 10 é “pouco provável”, mas o país deve seguir “suas bases constitucionais” com a convocação de novas eleições no caso de ausência definitiva do líder. A avaliação é do sociólogo alemão radicado no México Heinz Dieterich, criador da doutrina do “Socialismo do Século XXI”, base ideológica de Chávez. Até uma ruptura em 2007, Dieterich era considerado um dos maiores mentores políticos do mandatário da Venezuela.

Em entrevista ao Estado, o sociólogo avalia que a oposição, liderada por Henrique Capriles, ainda não tem força suficiente para vencer uma possível nova eleição. Pelas regras da Constituição, a votação teria que ser convocada em um prazo de até 30 dias após a confirmação da ausência definitiva do presidente. 

Dieterich não acredita em instabilidade e não vê mal-estar entre os militares com a deterioração do estado de saúde do presidente, mas enxerga que um “chavismo sem Chávez” teria seus conflitos no futuro, especialmente entre o sucessor designado, Nicolás Maduro, e o atual presidente da Assembléia Nacional, Diosdado Cabello.
---------------------

Genoíno: mensaleiro, formador de quadrilha, corrupto e condenado assume vaga 
O ex-presidente do PT José Genoino assume hoje, 03/01, uma vaga de suplente na Câmara, engrossando o grupo de deputados condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do processo do mensalão. 

 Isso será mais um motivo de conflito entre o STF e o Legislativo. Nas últimas semanas, as posições antagônicas de ministros do Supremo e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), sobre a quem cabe decidir a cassação dos mandatos dos condenados, elevou a temperatura na relação entre os dois Poderes. 

------------------------------

MST desafia Justiça e reocupa fazenda de Beira Mar

Um grupo de 38 famílias ligadas ao Movimento dos Sem Terra  reocupou ontem, 02/01, a Fazenda Caumé, no município de Tucumã, na região sul do Pará. Esta é a segunda vez que elas invadem a propriedade, de 1.200 hectares, que pertencia aos narcotraficantes Fernandinho Beira Mar e Leonardo Mendonça, atualmente presos.

 Na primeira vez foram despejadas pela Polícia Federal, por determinação da 5.ª Vara da Justiça Federal em Goiás.

A disputa pela área, sequestrada pela Justiça após a prisão dos narcotraficantes, se arrasta há um ano e meio. Os sem-terra invadiram a fazenda pela primeira vez em agosto de 2011. Um ano depois, em junho de 2012, foram despejadas. Agora, passados seis meses, elas retornaram.

----------------------

Paraense deixa sua marca
O Pará deixou sua marca registrada na 88ª Corrida de São Silvestre, realizada no último dia 31 de dezembro, em São Paulo, com a vitória do atleta Bruno Palheta, na categoria de deficientes visuais, junto com o seu treinador e guia, Raimundo Vales.

“Eu tinha dito antes de sair daqui que iria trazer o primeiro lugar e cumpri com a minha palavra. Fechamos o percurso em 1h11. Mas para isso, nós treinamos muito, e eu me superei. Acredito que por ser a minha segunda vez, já estava mais tranqüilo”, disse Bruno Palheta.

-------------------------------

Suplentes tomam posse hoje na Assembléia Legislativa
Suplentes dos deputados estaduais que se elegeram prefeitos municipais tomarão posse hoje pela manhã na Assembleia Legislativa (AL). O presidente em exercício da casa, deputado Júnior Ferrari (PSD) dará posse a Augusto Pantoja (PPS), ex-vereador de Belém, que assumirá a vaga deixada pelo agora prefeito de Marabá, João Salame.

Haroldo Martins (PTB), que já assumiu o mandato, será efetivado na vaga de Sidney Rosa, que permanecerá na equipe de governo de Simão Jatene (PSDB).

 Os ex-deputados Ítalo Mácola e Tetê Santos, ambos do PSDB, assumirão as vagas deixadas pelo prefeito de Ananindeua e Santarém, Manoel Pioneiro e Alexandre Von, respectivamente. Tetê deixa a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Mácola a Secretaria Legislativa da própria AL.

--------------------------