14/01/2013 - Caso médico


EUA: caso de menina que não envelhece desafia médicos há anos

O caso de uma jovem de 20 anos que não envelhece tem desafiado, há anos, os médicos nos Estados Unidos. Apesar da idade, Brooke Greenberg mantém a aparência física e a cognição de uma criança, com idade mental de nove meses.

Segundo informações do Daily Mail, Brooke não consegue falar, tem dentes de um bebê, mas os médicos nunca conseguiram explicar os motivos disso. Ela já foi examinada por algumas das mais prestigiadas instituições de pesquisa dos Estados Unidos, porém ainda não recebeu um diagnóstico final.

Eric Schadt, diretor do Instituto de Biologia Genômica do Mount Sinai Medical Center, em Nova York, afirmou que a menina "não tem nenhuma anormalidade aparente em seu sistema endócrino, ou qualquer outra anomalia conhecida que possa causar problemas de desenvolvimento".

Testes apontam que a jovem pode sofrer de uma mutação genética que "desliga" sua capacidade de envelhecer. A equipe de Schadt trabalha no sequenciamento genético de Brooke e espera identificar um gene mutante responsável pela anomalia.

Os cientistas acreditam que seu código genético único poderia proporcionar uma nova visão sobre o processo de envelhecimento, levando ao desenvolvimento de novos tratamentos para doenças relacionadas à velhice, como Parkinson e Alzheimer.

Enquanto o diagnóstico não chega, a família de Brooke se reveza 24 horas por dia para garantir os cuidados à menina, que é alimentada por meio de uma sonda inserida no estômago. Ela, também sofre uma sucessão de problemas de saúde com risco de morte, incluindo acidentes vasculares cerebrais, convulsões, úlceras e problemas respiratórios.
===================
=============


Roseana Sarney
TSE bota o olhão em governadores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara-se para julgar neste ano os pedidos de cassação de mandato de governadores. Dos 27 eleitos, a Corte eleitoral recebeu ações para cassar o mandato de 12 deles – quase a metade dos diplomados em 2010. 



Nas ações contra os governadores do Amazonas, Omar Aziz (PSD), do Acre, Tião Viana (PT), e de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau proferiu duros pareceres, pedindo a cassação dos mandatos.


Concluída a maior parte dos processos relativos às eleições municipais, o TSE agora volta os olhos para os governadores.  
Recordando: em novembro de 2008, o TSE cassou o então governador da Paraíba e hoje senador, Cássio Cunha Lima (PSDB). Já em março de 2009, decretou a perda de mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). Três meses depois, foi a vez do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

Maranhão
Com Jackson Lago apeado do cargo pelo TSE em ação movida por ela, a então senadora Roseana Sarney (PMDB) assumiu o governo do Maranhão em 2009, com 21 meses de mandato restantes. Acabou reeleita em 2010, com o apoio de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, para mais um mandato (2011-2014), desta vez integral.

Agora, entretanto, Roseana que foi algoz, transformou-se em acusada em duas ações em tramitação no TSE para cassar o seu mandato, ambas sob relatoria do ministro Arnaldo Versiani. No processo que está mais adiantado, movido pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), Roseana responde às acusações de abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral. A ação aguarda parecer do procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, há cinco meses.
 

===================
=============
 

Henrique Eduardo Alves 
é alvo de denúncias

Candidato favorito para presidir a Câmara daqui a três semanas com o apoio do Planalto, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), foi  alvo de denúncia nos principais jornais de ontem, domingo 13/01. 

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, uma parte do dinheiro liberado pelo governo ao líder peemedebista foi usada para contratar a empresa de um assessor do gabinete do próprio deputado. O jornal identificou pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte que contrataram a empresa Bonacci Engenharia e Comércio Ltda, do assessor Aluizio Dutra de Almeida, usando recursos liberados a Alves pelo Orçamento da União por meio das "emendas parlamentares". 

Na época da contratação, os prefeitos dessas cidades eram do PMDB. Almeida trabalha com Henrique Alves na Câmara desde 1998 e é tesoureiro do PMDB regional em Natal, presidido pelo deputado. 

Já o jornal Estado de S.Paulo noticia que o líder peemebebista é acusado pelo Ministério Público Federal de enriquecimento ilícito numa ação de improbidade administrativa. 

Há dois meses, ele conseguiu adiar decisão sobre a quebra de seu sigilo fiscal e bancário, bem como de suas empresas, por meio de recurso judicial. Desde 2004, o MPF sustenta que o peemedebista manteve ilegalmente milhões de dólares fora do País.

===================
=============

MSN encerrará seus serviços

O MSN Messenger  deixará de existir, porém não será agora dia 15 de março como foi anunciado. A  Microsoft e o Skype que hoje faz parte da Microsoft, informa que o Messenger realmente deixará de funcionar neste primeiro trimestre de 2013, mas ainda não há data confirmada para isto acontecer.

Com o fim do serviço, os mais de 100 milhões de usuários serão migrados para o Skype, adquirido pela Microsoft em maio de 2011.

Aconselho uma leitura a respeito do Skype. Clique no link abaixo

===================
=============


Motorista envolvido em acidente usando celular deve responder por crime doloso
 O motorista que provocar um acidente ou atropelar alguém por estar falando ao celular enquanto dirige deve responder por crime doloso, ou seja, intencional. 

Na prática, a decisão do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, significa que, nesses casos, os réus serão julgados por um júri popular e estarão sujeitos a penas bem mais severas do que se condenados por um crime culposo, quando não é intencional.

Sendo condenado pelo crime de homicídio simples(doloso),  a pessoa  pode pegar de seis a 20 anos de prisão, em regime fechado. Caso respondesse por crime culposo, estaria sujeito a pena que varia de um a três anos.



Tabela

*** Paysandu empata na estréia do Parazão - 2013
Terminou empatado jogo entre Paysandu e São Francisco, na manhã de domingo (13/01), no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu. A partida acabou aos 48 minutos com dois gols para cada lado.

*** Remo estréia hoje 
Hoje,  segunda-feira (14/01) o Remo estréia no Parazão 2013, encarando o temido Santa Cruz de Cuiarana, time campeão da primeira fase e com grande investimento na contratação de jogadores. A partida está marcada para às 20h30, no Baenão.

 



"Troféu" dado ao meu amigo Bastião, que enchia o saco de todo mundo afirmando que o Vasco seria campeão brasileiro - 2012

================
========