24/03/2013 - Itaquerão pode não sediar abertura da copa


Luz não chega para todos
Um dia chamada de "mãe do Luz para Todos" pelo então presidente Lula, Dilma Rousseff completará seus quatro anos na Presidência da República sem acabar com a exclusão elétrica do país. Desde que foi lançado, em 2003 (Dilma era ministra de Minas e Energia), o programa Luz para Todos alcançou cerca de 3 milhões de famílias. 

De acordo com o governo, restaria atender 342,7 mil, o que ocorreria até 2014.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de distribuidoras nos Estados, porém, mostram um quadro diferente. 

No início deste ano, o saldo de moradias sem energia elétrica chegava a 1 milhão, de um total de 58,5 milhões de residências no País, segundo o IBGE. 


Mercadante, o papagaio de Pirata
Tem provocado falatório a presença do ministro Aloizio Mercadante (Educação) nas viagens internacionais da presidenta Dilma, mesmo naquelas onde isso não faz sentido, como a entronização do Papa. 

Político amante dos holofotes, ele aproveita para se transformar em “papagaio de pirata” oficial porque disputará o Senado ou o governo de São Paulo, em 2014. E ainda sonha com a presidência, em 2018.

 “A presidenta tem a prerrogativa de escolher quem a acompanha”, diz a assessoria de Dilma, sem citar o custo-Mercadante nos passeios. Só nas viagens com Dilma mundo afora durante o ano de 2012, Aloizio Mercadante faturou quase R$ 40 mil em diárias. E teve tudo pago.


 CPI do Trabalho Escravo é encerrada sem
apresentação de relatório final
O presidente da CPI do Trabalho Escravo, o deputado federal Claudio Puty (PT-PA), decidiu encerrar os trabalhos da comissão na sexta-feira sem apresentar um relatório final. 

Segundo o parlamentar, a decisão surgiu após a bancada ruralista tentar esvaziar o documento original. “Não há possibilidade de acordo que não seja um grave ataque aos trabalhadores rurais e aos direitos trabalhistas”, justificou. “Nós não vamos ser coniventes e, por isso, encerramos sem um relatório final”, completou. 

A CPI investiga a exploração do trabalho escravo ou análogo ao de escravidão no País.


Dossiê acusa petista Lindbergh Farias de
                             corrupção enquanto era prefeito
Um dossiê contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) tem corrido os corredores do Congresso Nacional. O documento é fruto de uma compilação de papéis retirados de um processo que corre contra o parlamentar no Supremo Tribunal Federal e depoimentos recolhidos pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. 

As denúncias são referentes ao período em que o petista Lindbergh Farias foi prefeito de Nova Iguaçu, entre 2005 e 2010, e o acusam de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. 

Segundo o dossiê, empresas que firmavam contratos com  a prefeitura pagavam até R$ 500 mil de propina, dinheiro que seria usado para cobrir despesas pessoais de Lindberg. A mãe e um irmão do senador também teriam sido beneficiados com o esquema montado por ele.

 
                    Estádio Nacional de Brasília vira plano 
Brasília poderá ficar com a abertura da Copa do Mundo de 2014 se o impasse no financiamento do estádio do Corinthians não for resolvido nas próximas semanas. 

A crise nas obras do Itaquerão já chegou ao governo federal que, nos próximos dias, convocará uma reunião de emergência entre o presidente do Corinthians, a Odebrecht, Andrés Sanchez, o prefeito Fernando Haddad e até o governo estadual de São Paulo. 

A meta é a de tentar salvar o projeto, no que seria a última cartada. Mas, no Planalto, funcionários de alto escalão do governo de Dilma Rousseff revelaram ao Estado que a possibilidade de Brasília ser a nova sede da abertura já é falada abertamente pela cúpula do governo e pelos organizadores da Copa. Para as autoridades, há muito em jogo nessa crise: a imagem do Brasil, prejuízos com contratos já assinados e mesmo custos para compensar a quebra de acordos.