23/03/2013 - Caso Boate Kiss



Delegados entregam inquérito
da Kiss à Justiça
A peça tem cerca de dez mil páginas e aponta as causas e nomes dos responsáveis pelo incêndio

A Policia Civil de Santa Maria relacionou 35 pessoas como culpadas diretas ou indiretas pela tragédia da boate Kiss, que matou 241 pessoas, a maioria jovens estudantes que participavam de uma festa. Os delegados Marcelo Arigony e Sandro Meinerz entregaram o inquérito que investigou a tragédia à 1ª Vara Criminal, no Fórum de Santa Maria, no início da tarde de ontem, sexta-feira, 22. A peça tem cerca de dez mil páginas e aponta as causas e nomes dos responsáveis pelo incêndio.

Entre as pessoas citadas pelo inquérito estão os sócios da Boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffman, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Os quatro se encontram em prisão preventiva e foram acusados de homicídio doloso - com a intenção de matar. Foram indiciados também Angela Aurelia Callegaro, irmã de Kiko, sua mãe, Marlene Callegaro, o gerente da boate, Ricardo de Castro Pasche, e os bombeiros Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho, responsáveis pela fiscalização.

Das 35 pessoas indicadas no inquérito, nove estão sendo acusadas por homicídio doloso, quatro por homicídio culposo, dois por fraude processual e um por falso testemunho. Os outros 18 nomes foram encaminhados ao Tribunal de Justiça e Justiça Militar.

A Polícia também apontou o prefeito Cezar Schirmer como culpado, mas não fez o indiciamento e encaminhou relatório ao Tribunal de Justiça porque ele tem foro privilegiado. O inquérito também menciona os Bombeiros e funcionários públicos.

Em 55 dias de investigação, a polícia colheu 810 depoimentos. Cópias inquérito serão encaminhadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo, para que se possa averiguar eventuais responsabilidades profissionais dos engenheiros e arquitetos que prestaram serviços à boate Kiss.
 - Estadão -


Batalhão de Choque invade
Museu do Índio, no Rio
Governo obteve ordem judicial para desocupar prédio; 'ação é arbitrária', reagiu o deputado Marcelo Freixo

O Batalhão de Choque invadiu no início da tarde de ontem, sexta-feira, 22, o Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio, que vinha sendo ocupado desde 2006 por um grupo de indígenas. No mesmo momento, manifestantes fecharam a Radial Oeste e a polícia usou bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar o grupo.

"A ação é arbitrária. Não precisava, as crianças já tinham sido retiradas, e tinha apenas um pequeno grupo lá dentro, quando o choque entrou", disse o deputado estadual Marcelo Freixo. O defensor público da União Daniel Macedo, que vinha negociando a saída pacífica dos índios, disse que ajuizará ação por abuso de autoridade contra quem autorizou a entrada da polícia. 

Os confrontos no local começaram na madrugada desta sexta, quando representantes do governo do Estado e policiais militares chegaram ao museu com o objetivo de cumprir ordem judicial de desocupação do prédio. Os índios chegaram a erguer barricadas no portão de acesso ao antigo museu. 

O casarão construído em 1866, onde funcionou o museu entre 1953 e 1978, estava ocupado por 22 índios. Eles condicionavam a saída do local à garantia de que o imóvel seria restaurado e usado para difusão da cultura indígena.
- Estadão - 


Andrés diz que Fifa ficou apavorada com
a possibilidade de o Corinthians
abrir mão da Copa 
Ex-presidente afirma que o clube está no limite financeiro e sem financiamento e incentivos fiscais obras do Itaquerão serão paralisadas

A pouco mais de um ano da Copa de 2014, o Itaquerão, estádio que receberá a seleção brasileira para o jogo de abertura, está em xeque. As obras orçadas em R$ 820 milhões podem parar e o Corinthians já tem um plano B caso isso aconteça, o de construir um estádio menor, somente para os jogos do time e não mais para receber jogos da Copa. 

É o que diz Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e principal articulador entre Odebrecht, governo federal e Prefeitura de São Paulo. Motivo: nem o financiamento do BNDES nem a linha de incentivos fiscais da Prefeitura foram liberados.

 “Realmente, se até as próximas semanas não adiantar o CID (Certificado de Incentivo de Desenvolvimento) e o financiamento é óbvio que o Corinthians não vai mais ficar pagando juros e vai parar sim a obra”, ameaçou Sanchez em entrevista ao Estado. O fato de mudar seus planos e abrir mão de receber as partidas da Copa aterroriza a Fifa. Eles me disseram: "Pelo amor de Deus! Não faça isso."




OAB aprova apenas 10,3% dos candidatos no 9º exame
Do total de 114.763 candidatos que fizeram a prova desde a fase inicial, apenas 11.820 vão receber a carteira de advogado.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira o resultado preliminar com os nomes dos aprovados na segunda-fase do 9º Exame de Ordem Unificado. Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado, o que corresponde a um percentual de 10,3% de aprovação.

Isso significa que praticamente 09 em cada 10 candidatos que fizeram a prova foram reprovados pela OAB e não terão direito de exercer a profissão de advogado. O resultado foi anunciado no mesmo dia em que a entidade assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) para que haja um controle maior na abertura de novos cursos de direito no País.
 - Terra -