07/09/2013 - Dia de protestos

.
O que ocorre no momento nas manifestações
16:03 Um grupo de manifestantes chega à Avenida 23 de Maio e caminha em direção ao centro da cidade.
16:01 PM revistou o carro de som usado pelos black blocs. Na rua, em frente à Praça Oswaldo Cruz, cidadãos questionaram os integrantes do movimento sobre o uso de máscaras.
15:54 Mais cedo, quando ocorreu o primeiro ato de vandalismo, um integrante do black bloc foi cercado por colegas. Ele foi advertido por ter quebrado o vidro de uma banca de jornais.
15:52 Manifestantes mascarados seguram faixa "Fora Alckmin" durante protesto na Avenida Paulista.
15:47 Centro comercial Top Center é fechado diante da passagem dos manifestantes na Avenida Paulista.
15:46 Um grupo de manifestantes mascarados chega à Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, próxima à Avenida 23 de Maio. Por enquanto não houve atos de violência. A polícia acompanha de perto a manifestação.

15:43 Pais levaram crianças mascaradas ao ato na Avenida Paulista.
15:40 Parte dos manifestantes que ocupavam a Avenida Paulista desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. (Foto: Rafael Miotto/G1)
15:39 Black block usa pedaço de madeira para quebrar agência do Bradesco na  Avenida Paulista. Em outro ponto da via, uma agência do Itaú foi pichada.
15:35 Policiais militares são cercados por manifestantes.
15:32 Enquanto manifestantes ligados à estratégia black bloc quebram vidros de agências bancárias, outros manifestantes seguem em caminhada e pedem intervenção militar no Brasil.
15:30 Acessos à Estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde do Metrô, e portas de estabelecimentos comerciais foram fechados por causa da manifestação na Avenida Paulista. Dois helicópteros da PM sobrevoam o local.
15:26 Na altura da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, os manifestantes entraram em choque com policiais e jogaram pedra nos agentes. O helicóptero Águia, da PM, sobrevoa a via em ponto logo acima dos prédios. Ninguém foi detido.
15:22 Manifestantes quebram vidro de agência bancária na Avenida Paulista, relata o repórter Paulo Piza. Antes disso, um manifestante havia sido cercado pelo grupo após depredar uma banca de jornais.
15:19 Black Bocs seguem pela Avenida Paulista em direção ao Paraíso.
15:12 Grupo de manifestantes mascarados começa a caminhar no sentido Paraíso. Em uma caçamba de lixo, eles pegaram pedaços de madeira e lâmpadas. Ao começar o deslocamento, eles chutaram cones da ciclofaixa.
15:12 A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda aos motoristas que evitem a região da Avenida Paulista, por causa da manifestação que ocupa totalmente as duas faixas da via. Agentes de trânsito estão acompanhando a interdição e orientando os usuários no local.
15:11 Parte dos manifestantes ligados ao grupo dos Black Bocs saíram em caminhada no sentido Paraíso e parte permanece no Masp.

15:10 No sentido Consolação, carros são desviados na altura da Rua Peixoto Gomide. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda aos motoristas que evitem a região da Avenida Paulista.
15:10 Um grupo de manifestantes que ocupavam as faixas nos dois sentidos da Avenida Paulista se concentram agora em caminhada no sentido Paraíso. Por voltas das 15h09, eles estavam na altura da Rua Pamplona. O trecho está bloqueado pela CET e Polícia Militar.

Leia o que ocorreu há pouco nas manifestações:


12:23
Rio Grande do Norte: Duas pessoas foram detidas no estado, segundo o comando geral da Polícia Militar. Em Natal, houve confronto entre manifestantes e policiais no momento em que um mascarado foi detido na Rua Assu, no bairro de Petrópolis. Outros manifestantes tentaram impedir que ele fosse colocado no carro da polícia, mas os policiais revidaram e o grupo foi dispersado. Ao todo, cerca de 500 pessoas protestam no RN, mas não há relatos de feridos ou depredações.


12:18
Porto Alegre: Pelo menos duas agências bancárias foram depredadas e paredes foram pichadas no Centro da cidade. A polícia avançou em direção aos manifestantes, mas não houve confronto. Comércio da região começou a fechar as portas.

12:18
Rio de Janeiro: dois manifestantes foram detidos há pouco na região central do Rio. Um deles jogou uma lata de cerveja contra um carro da Polícia Militar.

12:18
Vídeo gravado de manhã: público se assusta com protesto durante desfile do 7 de Setembro

12:17
Rio de Janeiro: policiais usam armas de choque para tentar coibir aglomeração em volta dos militares. Manifestantes protestam contra ação.

12:14
Brasília: Cerca de 300 pessoas, segundo o comando das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), participam de protesto em frente ao Congresso Nacional. Uma pessoa foi detida, porque usava máscaras e não quis se identificar. Levada à delegacia, os policiais encontraram um canivete com o manifestante.

12:13
Rio de Janeiro: o jornalista Patrick Granja, do jornal Nova Democracia, é detido.

12:11
São Paulo: Manifestantes que saíram da Avenida Paulista chegam ao Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera.
12:10
Rio de Janeiro: tropa de choque avança com escudos de proteção contra manifestantes na Avenida Presidente Vargas.

12:08
São Paulo: Público lota arquibancadas para assistir ao desfile no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte. Desfile teve carros antigos da PM, dos Bombeiros e do Exército, e ocorreu com tranqüilidade.

12:06
Rio de Janeiro: policiais lançam bombas de efeito moral contra manifestantes, que tentam fugir das explosões na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Palácio Duque de Caxias, sede militar no Centro do Rio.

12:03
Belo Horizonte: Cartaz do "Grito dos Excluídos" critica deputados federais que votaram a favor da manutenção do mandato de Natan Donadon, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de detenção por peculato e formação de quadrilha.

12:02
Rio de Janeiro: manifestante sangra após ter a cabeça cortada durante confronto com a Polícia Militar após protesto no Rio de Janeiro.

12:00
Rio Grande do Sul: Três pessoas foram detidas no estado, mas não houve relatos de confrontos, feridos ou depredações. Segundo a Brigada Militar, cerca de 450 pessoas participam dos protestos. Em Porto Alegre, são dois grupos: 150 são do "Grito dos Excluídos", que saiu da Prefeitura, e 300 são de integrantes mascarados, que saíram da Praça Argentina.

11:56
Brasília: Ex-deputado Fernando Gabeira participa de protesto em Brasília. "Meu trabalho agora é jornalístico, é sobre a decadência do Congresso. Essas manifestações indicam bem o que estamos vivendo", disse.
Gás lacrimogêneo é lançado por policiais durante confronto com manifestantes, que tentam se esconder atrás de barreiras.  

11:53
Recife: Organizadores do "Grito dos Excluídos" estima 2 mil pessoas presentes na caminhada. Até o momento, não há relatos de depredações, detenções ou confrontos. Ciclistas seminus se juntaram ao protesto.

11:50
Rio de Janeiro: G1 mostra pessoas assustadas com Black Blocs no Centro da cidade

11:49
S. José dos Campos (SP): manifestantes se reuniram na manhã deste sábado (7) na Praça Afonso Pena, no centro da cidade queimaram uma catraca simbólica.

11:48
Curitiba: Com cartazes, grupo de policiais civis pede melhorias nas condições de trabalho da categoria durante o desfile de 7 de Setembro.

11:45
Brasília: Bois são vistos na Esplanada dos Ministérios, durante protesto neste 7 de Setembro.

11:42
Brasília: Policiais contêm manifestantes em frente ao espelho d’água do Congresso Nacional. De novo, eles recorreram ao spray de pimenta para tentar impedir o avanço de parte das pessoas que protestam contra a corrupção.
Santa Catarina: Até as 11h30 deste sábado (7), não foram registrados protestos no estado.

11:40
Brasília: Manifestantes discutem com policiais militares em frente ao espelho d'água do Congresso Nacional. PM revista bolsas e apreende objetos na Esplanda.

11:34
São Paulo: Manifestantes com carro de som, faixas e bandeiras se concentraram na Avenida Brigadeiro Luís Antônio por volta das 11h deste sábado (7). Às 11h25, grupo estava próximo à Alameda Sarutaiá.

11:29
Resumo do protesto no Rio de Janeiro
- Ao menos dez pessoas foram detidas durante protestos;
- bombas de efeito moral foram lançadas por policiais contra manifestantes que invadiram desfile cívico na Avenida Presidente Vargas;
- ao menos cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região;
- manifestantes quebraram agência bancária na Rua da Carioca e picharam viatura da Polícia Civil;

11:28
RS: Três manifestantes foram detidos com facas em Porto Alegre;

11:28
GO:  manifestantes foram autorizados a percorrer a Avenida Tocantins, onde acontecia o evento. Grupo queimou a bandeira dos Estados Unidos;

11:28
PR: três pessoas foram detidas e três adolescentes apreendidos em Curitiba com materiais explosivos caseiros, estilingues e bombas de tinta sprays;

11:28
CE: um rapaz foi detido em Fortaleza com máscara de gás, estilingues e um manual de guerrilha dentro de uma mochila;

11:25
MT: Sindicatos fazem protesto pelas ruas de Cuiabá;

11:25
PE: ciclistas seminus participam de manifestação em Recife;

11:18
Brasília: Manifestantes mascarados e policiais entram em confronto em frente ao Congresso Nacional. Após um início de empurra-empurra e bate-boca, policiais usaram spray de pimenta para tentar conter os manifestantes. Cerca de mil pessoas participam da Marcha da Corrupção na Esplanada dos Ministérios, de acordo com balanço da PM.


 Movimentos prometem
protestos em todo o Brasil
Atos organizados em redes sociais planejam realizar protestos em pelo menos 147 cidades no feriado de 7 de Setembro. As informações são da página ‘Maior protesto da História do Brasil’, no Facebook, que organiza e mobiliza manifestações para hoje, sábado dia 7.

Mais de 5 mil participantes já confirmaram presença.
O ‘Operação Sete de Setembro’ como é nomeado o movimento, promete parar o Brasil neste sábado com o apoio de outros grupos como Brasil Contra Corrupção e, o mais conhecido desde que as manifestações iniciaram em junho deste ano, Anonymous Brasil.

As pautas de reinvindicações foram votadas através de enquetes realizadas na página do movimento, na qual 26 mil pessoas participaram. Entre as principais lutas estão a prisão dos condenados no julgamento do mensalão, a reforma tributária, o combate à corrupção e o fim do voto obrigatório.

Em Belém, a concentração será feita no Mercado de São Braz e 2.500 pessoas confirmaram presença pelo Facebook.


Dilma: população tem direito de se
indignar e cobrar mudanças

Na véspera do 7 de setembro, quando são esperadas novas manifestações populares no País, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a população tem o direito de se indignar e de cobrar mudanças.

 "Infelizmente ainda somos um país com serviços públicos de baixa qualidade", reconheceu a presidente, citando o tema que desencadeou os primeiros protestos de junho nas ruas das principais cidades brasileiras.
A presidente fez um apelo, porém, para que "uma capa de pessimismo" não cubra os avanços do Brasil nos últimos anos. "Mas há, igualmente, um Brasil de grandes resultados, que não podemos deixar de enxergar e de reconhecer".

Em resposta à má qualidade dos serviços, Dilma disse que o governo trabalha para aprofundar os cinco pactos já propostos por ela como resposta às mobilizações de junho. A presidente realizou seu pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta sexta-feira, 6, em comemoração ao Dia da Independência.

A presidente comentou cada um dos pactos. Citando a aprovação do projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação, Dilma Rousseff disse que esse será um dos maiores legados do seu governo e que garantirá benefícios à população brasileira por, no mínimo, 50 anos.

É um governo que fala de legado, mas o povo, em suas casas, não ver melhora alguma.
É um país que tudo, mas tudo mesmo, funciona de forma ruim e vergonhosa.
O que o povão quer mesmo é saúde para seus filhos, geração de emprego/renda e produtos de primeiras necessidades mais baratos.

 Não quero meu filho recebendo bolsa esmola. Quero a existência de emprego para que ele possa trabalhar e ganhar seu sustento dignamente.


Até tu?
Policiais federais organizam
Protesto para o dia 7
Classe reivindica melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira

A Polícia Federal também decidiu aderir aos protestos previstos para feriado da Independência. Ao mesmo tempo em que um grupo de agentes tentará manter a ordem no 7 de Setembro, policiais do Distrito Federal, do Acre, de Alagoas, da Bahia, do Mato Grosso, de Rondônia realizarão protestos, amanhã (07), reivindicando melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira. Nesta sexta-feira (06) já aconteceram manifestações em sete estados (Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco e Sergipe).

Os agentes, escrivães e papiloscopistas também cobram enquadramento com a carreira de nível superior. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Antônio Boudens, o governo propôs reajuste salarial de 15,8% dividido em três anos, mas a categoria rejeitou a proposta. Boudens disse ainda que 30% dos policiais fazem tratamento psicológico ou tomam remédios em decorrência de problemas relacionados às condições de trabalho.


Casa Branca divulga lista com 11 países do
G-20 que apoiam ação na Síria

Os Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira, 6, uma lista com a assinatura de 11 países que apoiam uma "forte resposta internacional" à Síria após o uso de armas químicas no ataque de 21 de agosto. 

Segundo comunicado da Casa Branca, os países são Austrália, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Grã-Bretanha e EUA.


"Pedimos uma forte resposta internacional à grave violação das normas e consciência mundial, que seja enviada uma clara mensagem para que esse tipo de atrocidade não volte a se repetir", afirma a nota, emitida ao fim da cúpula do G-20 em São Petersburgo. "Os que cometeram esses crimes devem assumir sua responsabilidade."

Os 11 países que assinaram o documento consideram que "as evidências claramente apontam o governo sírio como responsável" pelo massacre de agosto, no qual 1.429 pessoas morreram. O texto também destaca o respaldo desses países "aos esforços dos EUA e outros países para assegurar a proibição do uso de armas químicas".

Espionagem e Síria motivam protesto
 na embaixada dos EUA
Em tom de revolta, cerca de 50 pessoas protestaram nesta sexta-feira em frente à Embaixada dos Estados Unidos da América, no Setor de Embaixadas Sul, contra a espionagem americana e a insistência do presidente norte-americano, Barack Obama, de atacar a Síria.

 Os manifestantes picharam o muro branco da embaixada com os dizeres: “espionagem no Brasil, não”, “paz na Síria” e “Obama espião”. Eles também encenaram as mortes de cidadãos comuns na Síria, com teatrinho de com pessoas caídas ao chão pintadas com tintas vermelhas, além de queimar bonecos americanos.

O grupo liderado pela União da Juventude Socialista (UJS) carregava cartazes com os lemas: “Fora porcos imperialistas” e “Viva o povo sírio”. A polícia cercou o prédio da embaixada norte-americana.



Série A - Classificação atualizada